Ontem você viu por aqui que o sempre ótimo Mark Lanegan lançou um novo disco de estúdio chamado Gargoyle.

Pois bem, o cara tem dado entrevistas para divulgar o trabalho e em uma conversa com Marc Maron voltou às origens da carreira solo, já que ele começou na música como vocalista do Screaming Trees.

Para nossa surpresa, foi um EP colaborativo com Kurt Cobain que nunca saiu o responsável pelo influente primeiro disco de Mark Lanegan (transcrição via Alternative Nation):

Kurt e eu éramos amigos e decidimos gravar um EP de covers do Leadbelly, já que nós dois gostávamos muito das músicas dele. Estávamos juntos um dia ouvindo suas canções e pensamos: ‘Hey, a gente deveria gravar isso.’

A Sub Pop concordou em lançar, e fomos para o estúdio. Após apenas uma hora no primeiro dia do estúdio, a gente meio que se olhou e pensou ‘Hmm, talvez essa não tenha sido uma boa ideia.’ Então terminamos uma ou duas músicas e decidimos engavetar o projeto.

Mark Lanegan completou:

A gente gravou ‘Where Did You Sleep Last Night’, que acabou no meu primeiro disco solo. Essa e mais uma, que não me lembro como se chamava, mas que foi a que pensamos ‘Hey, essa ficou boa.’

Depois que falamos para a Sub Pop que não iríamos terminar o projeto, eles me perguntaram, ‘Por que você não grava um disco solo?’ Essa foi a motivação para que eu aprendesse a tocar guitarra e escrevesse algumas músicas, foi por causa disso.

Primeiro disco solo

Em 1990 veio o tal disco solo, inspirado por Leadbelly e com empurrão da Sub Pop.

The Winding Sheet conta com 13 faixas sendo que uma delas é justamente “Where Did You Sleep Last Night”, cover do Leadbelly citada por Lanegan na entrevista.

Nela, o músico conta com guitarras e backing vocals de Kurt Cobain e baixo de Krist Novoselic, ambos do Nirvana. Além disso, Kurt também canta em “Down in the Dark”.

Dave Grohl, baterista do Nirvana e líder do Foo Fighters, disse que esse disco é um dos melhores de todos os tempos, e falou que ele teve uma influência enorme no histórico Acústico MTV do Nirvana que nasceria em 1993. Tanto é verdade que na performance a banda também grava uma versão para “Where Did You Sleep Last Night”.

Agora a pergunta que não quer calar é: ouviremos essa outra música gravada e engavetada algum dia?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!