John Frusciante e sua Fender Duo Sonic

O JFEffects é um site brasileiro que se especializa nos equipamentos utilizados e nos sons produzidos tanto por John Frusciante como também por outros membros do Red Hot Chili Peppers.

De vez em quando, os caras se comunicam com Dave Lee, o antigo técnico de guitarra do músico, que o acompanhou durante várias turnês dos Peppers entre 1995 e 2007. Entre algumas dicas muito legais aqui e ali, o cara conta algumas histórias muito impressionantes sobre seu convívio com Frusciante.

Uma delas, em especial, é completamente incrível. Raphael de Oliveira, um fã de Minas Gerais, pediu para Dave falar um pouco sobre a guitarra Fender Duo Sonic, de 65, que fazia parte do “acervo” do famoso guitarrista. No entanto, acho que ninguém estava preparado para a história por trás do equipamento.

Existe uma história por trás dessa. Nós estávamos nos preparando para ensaios na velha Swinghouse em Hollywood. Uns dois caras da equipe e eu estávamos sentados em uma mesa de piquenique no estacionamento. A banda ainda não havia chegado.

Um jovem (talvez no final da adolescência) andou até nós com essa guitarra. Estava acabada. Em certo ponto, ela esteve dentro de uma piscina. E em outro momento ela ficou guardada numa delegacia como prova. O cara falou que uma vez ela pertenceu ao John. E que ele queria devolvê-la para ele. Nós dissemos ‘Ok. Ele não está aqui agora, mas nós daremos a ele’, assumindo que talvez fosse uma tentativa idiota de conhecer a banda. Ele disse ‘obrigado’, nos deu a guitarra e saiu andando.

Quando John apareceu depois, nós meio que vagamente contamos a história a ele, e demos a guitarra para ele. Ele a pegou. Olhou. Deu um sorriso modesto e disse ‘wow’. Eu perguntei ‘Wow por quê?’. E então o John disse, ‘Eu escrevi ‘Under The Bridge’ nessa guitarra’. Nós nunca vimos aquele garoto de novo.

Realmente: wow.

Você pode conferir essa história — assim como muitas outras — através do site do John Frusciante Effects.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!