Anathema

Recentemente falamos aqui que o Anathema havia confirmado uma série de shows pela América Latina, incluindo uma passagem pelo Brasil, que conta agora com mais uma data, em Belo Horizonte no dia 13 de agosto.

Além da nova data, a dúvida sobre a turnê foi esclarecida, e sim, a banda virá para divulgar seu novo disco de inéditas. O álbum será o sucessor de Distant Satellites, lançado em 2014 e será chamado The Optimist.

A banda ainda não havia dado muitos detalhes do lançamento, exceto os nomes das faixas e um pequeno teaser que você confere a seguir, mas nesse dia 30 de março, lançou o primeiro single, “Springfield”, e confirmou a data de lançamento para o dia 9 de junho de 2017.

Nas redes sociais, a banda apresentou o projeto através de uma postagem, com as definições da palavra “Otimista”. Segundo eles, otimista é uma pessoa que tem a tendência a ser esperançoso e confiante sobre o futuro ou o sucesso de algo, ou, uma pessoa que acredita que esse mundo é o melhor de todos os mundos possíveis, e que o bem vai prevalecer sobre o mal.

O disco começou a ser gravado no Attica Audio, em Donegal, Irlanda, durante o inverno de 2016, e finalizado no estúdio Castle of Doom, em Glascow, com o produtor Tony Doogan (Mogwai, Belle & Sebastian, Super Furry Animals).

“Ele (Doogan) sugeriu que gravássemos ao vivo, algo que não fazíamos há anos. Tocamos algumas das músicas na ultima turnê, então estávamos preparados para isso. Tony queria capturar a energia que você só consegue quando estão todos frente a frente… e isso faz muita diferença. Ele é uma pessoa excelente para se trabalhar e aprendi muito na gravação desse disco”, disse o vocalista e guitarrista Vincent Cavanagh.

A ideia do disco nasceu da capa do disco A Fine Day to Exit, lançado pela banda em 2001.

“Suponho que você poderia dizer que o álbum é semiautobiográfico, pois dessa vez usamos um subtítulo” – disse o guitarrista e vocalista Daniel Cavanagh sobre o personagem do disco. “Colocamos sons, sentimentos, e crucialmente, nossas esperanças e medos em outra pessoa, e fizemos dele o personagem das músicas, então tecendo meu próprio monólogo na narrativa de The Optimist. Foi ideia do John escrever uma narrativa, então peguei A Fine Day to Exit como ponto de partida.”

“O cara que desapareceu. E você não sabe o que aconteceu com ele. Será que começou uma nova vida? Sucumbiu ao seu destino? Nunca foi explicado. O nome da primeira faixa do disco é formado pelas coordenadas para a praia de Silver Strand, em San Diego – a última localização conhecida do “Otimista”, mostrado na capa do disco da banda lançado em 2001.” – completa Vincent.

Com o destino não resolvido do personagem, os compositores trouxeram ao fim uma história inacabada. Porém, o fim será decidido pelo ouvinte. Confira a tracklist e o primeiro single do disco:

32.63N 117.14W (01:18)
Leaving It Behind (04:27)
Endless Ways (05:49)
The Optimist (05:37)
San Francisco (04:59)
Springfield (05:49)
Ghosts (04:17)
Can`t Let Go (05:00)
Close Your Eyes (03:39)
Wildfires (05:40)
Back To The Start (11:41)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!