Haikaiss - Rap Lord

O grupo paulista de rap Haikaiss anda se mostrando um dos maiores expoentes do cenário nacional do gênero. Os integrantes SPVIC, Pedro Qualy e Rafael Spinardi confirmam isso com o videoclipe para de “Rap Lord”.

Dirigido por Renato Lucena, o vídeo já tem mais de dois milhões e meio de visualizações no YouTube em menos de quatro dias e traz o que já é típico e esperado de um clipe de rap: ostentação, com barcos e carros caros. O ponto alto do clipe fica para os planos em que Spinardi manda um impressionante speedflow em cima de um barco, enquanto o céu relampeja.

Com uma tremenda riqueza lírica, a música toca em temas em torno da vida de um rapper, como independência, talento e criatividade.

Haikaiss x Eminem

O nome da canção, é claro, é passível de comparação com “Rap God”, faixa lançada por Eminem em 2013. A semelhança gerou muitos comentários nas redes sociais e, em sua maioria, positivos, celebrando o talento dos brasileiros.

A comparação usou como base as partes mais rápidas da letra de cada canção – uma vez que a velocidade é um fator considerado crucial para um “bom rap”. O vídeo abaixo, compartilhado na página de Facebook Sensei Nog, compara Eminem e Spinardi, e mostra favoritismo pelo paulista.

https://www.facebook.com/senseinog/videos/602234223309504/

 

Um pouquinho de Matemática

Indiscutivelmente, ambos mostram que não possuem papas na língua. Dividindo-se o tempo do speedflow pelo número de palavras ditas, podemos ter uma noção da “velocidade máxima” de cada rapper. Vale frisar que, para o cálculo fazer sentido, deve-se desconsiderar pausas. Então pegamos efetivamente apenas o tempo da “enxurrada” de palavras.

Em “Rap God”, Eminem fala 101 palavras em 17 segundos, o que dá uma média de 5,94 palavras por segundo! Já Spinardi solta 220 palavras em 38 segundos em “Raplord”, o que faz com que a maior velocidade atingida na música seja de 5,78 palavras por segundo.

Levando isso em consideração, Eminem continua sendo ligeiramente mais rápido. Mas, no entanto, deve-se levar em consideração algumas variáveis que podem também interferir no resultado, como idiomas diferentes. Spinardi, de qualquer maneira, mostrou criatividade, rapidez e fôlego de maneira que poucos conseguiriam mostrar em 38 segundos.

 

Novo álbum sai ainda nessa semana

Teto-Baixo-CD

A divulgação do clipe veio junta de outra revelação. O próximo álbum do grupo, Teto Baixo, tem previsão de lançamento para a próxima sexta (24).

Confira o nome das novas faixas:

1. Inimigos
2. A Praga
3. Turista
4. M.O.D.A
5. Fora da Lei (Part. CortesiaDaCasa)
6. Teto Baixo
7. Chapa Drunk
8. Dirijo
9. Cypher (Part. Costa Gold & Funkero)
10. Ouro Raro
11. Raplord (Part. Jonas Bento)
12. Cidade do Crime
13. Nome da Rosa

No dia seguinte ao lançamento, o grupo se apresentará no Lollapalooza 2017, como um dos shows do palco Perry’s.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!