Resenhas

Jake Bugg volta ao RJ em show com pouca interação mas muita energia

Depois de estrear no Rio de Janeiro em novembro de 2014, o músico britânico Jake Bugg retornou à Cidade Maravilhosa, através do Queremos!, para se apresentar na última sexta-feira (10) no palco do Circo Voador, na Lapa. Se já fazia muito calor naquela noite, o cantor de 23 anos fez a temperatura subir ainda mais ao embalar o público com sucessos dos seus dois primeiros discos, o autointitulado Jake Bugg (2012) e Shangri La (2013), e as novas canções presentes em On My One, lançado no ano passado.

Sem banda de abertura, Jake deu o ar da graça às 23h02, praticamente em ponto, como manda a etiqueta no Reino Unido, para enlouquecer a plateia, que compareceu em peso. A música escolhida para abrir o repertório foi “On My One”, que leva o nome do mais recente trabalho do cantor. Depois da execução da faixa, apenas em voz e violão, Jake soltou um tímido “Obrigado, Rio”. Porém, diante de tamanha empolgação dos fãs, o artista foi ficando menos acanhado no decorrer do show.

Advertising
Advertising

Na sequência veio “The Love We’re Hoping For”, que também faz parte do último álbum de Jake. Antes da canção seguinte, o músico resolveu interagir um pouco mais com o público: “A próxima música que eu vou tocar está no meu primeiro disco, ela se chama ‘Country Song'”. O feedback chegou através de muitos gritos e aplausos. Logo após, Jake continuou interagindo brevemente com a plateia. “Eu vou apresentar mais uma canção neste formato acústico e depois a banda vem para o palco”, disse.

Era chegada a hora de “As Simple As This”, cantada em coro no Circo Voador. Com a aparição dos outros músicos, finalmente, o cantor de folk e indie rock colocou todo mundo para pular e dançar ao som de “Two Fingers”, que, sem dúvida alguma, marcou, de maneira precoce, o momento mais catártico do show. O setlist então seguiu com “Bitter Salt”, “Seen It All” e “Love, Hope and Misery”. Depois desta última, Jake brincou: “Tudo bem se eu beber? Está muito quente aqui”.

O cantor, dono de impressionante maturidade musical apesar da pouca idade, continuou a apresentação com “Me and You”, “Messed Up Kids”, “Never Wanna Dance”, “Trouble Town” e “Put Out the Fire”, recebendo muitas palmas e ovações a cada execução. Mais tarde, faixas como “Kingpin”, “Simple Pleasures” e “Gimme the Love”, além de seus discretos solos de guitarra, mantiveram os fãs entretidos. Já “Broken”, apresentada acusticamente pelo cantor, fez a plateia explodir, levando o próprio Jake a parar para admirar seu público ao final da canção.

Com o retorno da banda, o músico anunciou: “Vamos tocar somente mais uma faixa”. Em resposta, os fãs lamentaram, como não poderia ser diferente. Sem delongas, Jake emendou sua fala nos primeiros acordes de “Lightning Bolt” e a plateia, pouco antes do relógio marcar 00h20, foi ao delírio pela última vez. Enquanto todo mundo ainda se recuperava, Jake Bugg despediu-se em um aceno rápido. Que tenha sido um até logo.

Setlist:

1- “On My One”
2- “The Love We’re Hoping For”
3- “Country Song”
4- “Simple As This”
5- “Two Fingers”
6- “Bitter Salt”
7- “Seen It All”
8- “Love, Hope and Misery”
9- “Me and You”
10- “Messed Up Kids”
11- “Never Wanna Dance”
12- “Trouble Town”
13- “Put Out the Fire”
14- “Kingpin”
15- “There’s a Beast and We All Feed It”
16- “Taste It”
17- “Slumville Sunrise”
18- “Simple Pleasures”
19- “Gimme the Love”
20- “Broken”
21- “Lightning Bolt”

Published by
Gabriel von Borell