Camarones Orquestra Guitarrística comemora 10 anos de carreira com novo disco

Dez anos de carreira, 6 discos, milhares de quilômetros percorridos em turnês ao redor do mundo e um nome estabelecido no mercado de música independente brasileiro. Nesta sexta-feira (3), a banda potiguar Camarones Orquestra Guitarrística lançou Feeexta, seu novo álbum. Nós do TMDQA! conversamos com o Anderson Foca, um dos fundadores do grupo, para saber um pouco mais sobre a fase atual dessa bem-sucedida empreitada.

TMDQA!: Como você pode definir o Feeexta?
Anderson Foca:  É um disco direto e reto e muito dançante, como já é uma característica dos Camarones. Tem uma imersão no garage rock e conexão com a surf music e com os sons indies dançantes de Devo e The B-52’s. Acho que é uma soma disso tudo!

TMDQA!: Quais as principais diferenças entre o novo disco e Rytmus Alucynantis?
Foca: Acho que ele é bem uma continuidade do que fizemos em Rytmus Alucynantis. Foi bem intenso fazê-lo, tivemos só uma semana para compor, organizar e gravar tudo, então isso deu uma urgência de “ao vivo” pro álbum que me agrada muito.

TMDQA!: O disco também sai em formatos físicos? Vai ter vinilzão?
Foca: Sai sim, além de todas as plataformas digitais ele sai tbm em digipack, vinil e cassete via HBB.

TMDQA!: Com dez anos de carreira, como você vê a Camarones dentro do cenário nacional e também do Rio Grande do Norte?
Foca: Acho que damos nossa contribuição para fomentar a cena da cidade e do país. Acho que uma banda pode fazer a diferença e inspirar outras, também passamos por esse processo e é muito bom que isso se replique. Acho que o RN tá exportando cada vez mais e isso é um caminho sem volta e muito instigante de ver acontecer.

TMDQA!: Ainda nesse assunto, com esse tempo de estrada, quais são os atuais desafios da banda?
Foca: Acho que se manter relevante por dez anos é um desafio e tanto e minimamente temos conseguido isso. Temos outras metas sempre, ir em países que ainda não fomos, compor uma música que ainda não compomos, somos movidos pela alegria de fazer música e estar na estrada.

TMDQA!: A gente sabe que tocar ao vivo é muito importante para a Camarones. Já tem turnê planejada? Vão para a gringa de novo?
Foca: A tour começa nesse final de semana em Natal e já engrena 15 datas no Sul do país, depois voltamos em abril para algumas datas no nordeste e norte e ficamos maio inteiro na Europa em shows na Espanha, Portugal, França e Alemanha. Em junho é o lançamento no sudeste com shows já agendados no Sesc Pompeia e Rio. Tá tudo bem intenso.

Feeexta está disponível nas principais plataformas de streaming, para download no esquema pague quanto quiser e também em pré-venda da versão física.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!