Na segunda edição da coluna Amplifica, invocamos o segundo disco da banda Catavento de Caxias do Sul (RS); a coletânea explosiva do Rocket From The Crypt e o álbum Give You The Ghost do grupo Poliça, termo polonês para política.

Catavento (Brasil – Rio Grande do Sul)
Disco: CHA
Ano: 2016
Gravadora: Honey Bomb

 

Catavento
Crédito: Tuany Areze / Divulgação

A banda Catavento, de Caxias do Sul, é uma apreciadora da ideia do imprevisível e do acaso como formas de expressão a partir da música psicodélica, que costuma abrir diversas possibilidades em tais aspectos. Assim, o linear e o tradicional se dissolvem no disco CHA em músicas animadas e distorcidas. Surpreendentemente pesado quando necessário, os efeitos usados pelo grupo também deixam uma espessa camada de poeira por todas as faixas desse que é o segundo disco do grupo. O teclado é um instrumento importante do disco, colaborando para a atmosfera espacial, atravessando influências dos anos 60 e 70 como The Doors, junto com sonoridades caseiras, garage rock e punk. Para ouvir perdido na floresta.

Para quem gosta de: Boogarins, Lê Almeida, Bass Drum of Death

Rocket From The Crypt (Estados Unidos – California)
Disco: All Systems Go
Ano: 1993
Gravadora: Cargo Records & Headhunter Records

 

Rocket From The Crypt
Crédito: Rocket From The Crypt

Reunindo músicos conhecidos da cena alternativa de San Diego, o Rocket From The Crypt é liderado pela guitarra de John ‘Speedo’ Reis, que, como o próprio apelido já demonstra, não costuma tocar muito devagar. Ele é integrante do Drive Like Jehu, influência essencial para bandas como At The Drive-In. O nome do grupo seria uma brincadeira com o Rocket From The Tombs, banda que durou pouquíssimos anos na década de 70.  Mantendo a mesma energia, o Rocket From The Crypt apresenta em All Systems Go uma coletânea de diversas músicas inclusas em gravações anteriores. Um rock cru e poderoso, barulhento na mesma medida em que de grande qualidade técnica. As referências do grupo passam por todas as décadas até chegar na sua própria época: da crueza dos anos 50, o apelo pop dos anos 60, o punk dos anos 70 e 80 e a sujeira dos anos 90. Para ouvir nas sextas.

Para quem gosta de: The Hellacopters, Mudhoney, Rolling Stones

 

Poliça (Estados Unidos – Minnesota)
Disco: Give You The Ghost
Ano: 2012
Gravadora: Totally Gross National Product

Polica
Crédito: Divulgação

As canções do grupo Poliça parecem perseguir algum tipo de melodia perdida, um tesouro esquecido ou muito bem guardado. A guia que lidera essa busca é a voz incrível de Channy Leaneagh, o grande destaque da banda, mas não o único elemento que chama a atenção. Give You The Ghost é o primeiro álbum do grupo, já demonstrando a inclinação para o r&b, pop e a música experimental, podendo agradar até fãs de post-punk menos ortodoxos. Os efeitos de manipulação na voz de Channy Leaneagh são utilizados para realçar expressividade e personalidade, ao invés do uso habitual de mascarar defeitos e fazer correções. A percussividade das músicas, presente em todo o disco, é mantida por dois bateristas integrantes, que se juntam ao groove do baixo e os recursos digitais. Para ouvir tentando se recuperar de um dia cansativo.

Para quem gosta de: Portishead, Grimes, Telepathe

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!