Clyde Stubblefield

Clyde Stubblefield, um dos bateristas mais influentes da história do funk, morreu hoje aos 73 anos de idade por conta de problemas nos rins.

O músico ficou conhecido por sua parceria com o ícone James Brown, com quem gravou a parte batizada como Medley no disco Sex Machine (1970), além de músicas como “Cold Sweat”, “There Was a Time”, “I Got The Feelin’”, “Say It Loud – I’m Black and I’m Proud”, “Ain’t It Funky Now”, “Mother Popcorn” e “Get Up, Get Into It, Get Involved”.

Sua importância mais sentida na música, porém, talvez seja com um trecho de bateria de “Funky Drummer”, que se tornou um dos instrumentais mais sampleados na história por artistas de hip hop.

Public Enemy, N.W.A, LL Cool J, Dr. Dre e Run DMC, alguns dos nomes mais importantes do estilo, utilizaram samples das baterias de Clyde Stubblefield, e ele chegou a ser tema do documentário Copyright Criminals, sobre direitos e falhas do uso de samples na indústria da música.

Que descanse em paz.

https://www.youtube.com/watch?v=9jOqOlETcRU

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!