Frank Ocean

O cantor Frank Ocean acaba de escrever uma carta rebatendo as críticas dos organizadores do Grammy.

Em uma entrevista, Ken Ehrlich e David Wild discutiram a decisão de Ocean de se abster da premiação em 2017, entrando em detalhes sobre a apresentação do artista em 2013, chamando-a de “falha” e “[apresentação de] TV nada boa”, e indicando que o “fracasso” pudesse ter impedido o músico de querer se apresentar novamente.

Em resposta, Ocean soltou poucas e boas para os organizadores, concordando que sua apresentação tivesse sido ruim, mas detalhando os motivos por trás da decisão de não comparecer na cerimônia desse ano, citando uma “parcialidade cultural” em relação aos indicados e premiados — usando Kendrick Lamar como exemplo.

Confira a carta na íntegra logo abaixo.

Ok Ken (e David). Por mais que eu odeie fazer vocês ganharem fama ou até mesmo responder vocês diretamente. Todos nós morreremos um dia e vocês estão velhos então foda-se. Sim, sim, minha apresentação de 2013 nos Grammys foi uma merda completa. Dificuldades técnicas, blah blah. Obrigado pelo lembrete. Eu agradeço. Foda-se aquela performance, no entanto. Vocês acham que é por isso que eu deixei meu trabalho de fora dos Grammys esse ano? Vocês não acham que eu gostaria de tocar no evento para “me redimir” se eu me sentisse desse jeito? Na verdade, eu queria participar em uma homenagem ao Prince no evento, mas aí eu entendi que meu melhor tributo para o legado desse homem seria continuar por aí e continuar fazendo sucesso.

Ganhar um prêmio de televisão não me batiza como um sucesso. Eu demorei um tempo para entender isso. Eu comprei de volta todos os direitos das minhas músicas ano passado no topo da minha carreira, isso é sucesso. Blonde vendeu mais de um milhão de cópias sem uma gravadora, isso é sucesso. Eu sou um jovem, negro, talentoso e independente… esse é o meu tributo. Na verdade, eu estive assistindo a CBS durante essa época do ano por algum tempo para ver quem consegue as maiores honras e vocês sabem o que não é ‘boa TV’, caras? 1989 [da Taylor Swift] ganhando ‘Álbum do Ano’ ao invés de To Pimp a Butterfly [do Kendrick Lamar]. Sem dúvidas um dos maiores momentos ‘falhos’ de TV que eu já vi. Acreditem nas pessoas. Acreditem naqueles que preferem assistir performances seletas do seu programa no YouTube no dia seguinte porque seu evento coloca elas pra dormir. Use o velho gramofone para realmente ouvir, cara, eu sou um dos melhores vivos.

E se vocês estiverem dispostos a discutir sobre a parcialidade cultural e o dano nervoso geral que seu programa sofre dela, então eu estou aqui. Tenham uma boa noite.

Apesar de ainda ser a principal premiação de artistas, os Grammys vem recebendo fortes críticas de uma boa parcela de músicos nos últimos anos. Drake, Kanye West e Justin Bieber são alguns dos artistas que resolveram não comparecer ao evento, afirmando que a premiação não dá atenção devida à jovens artistas ou a certos estilos musicais.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!