O Spotify lançou, em parceria com o site AccuWeather (o maior site de previsão de tempo do mundo) o Climatune, um serviço que gera playlists baseadas no que as pessoas ouvem de acordo com o clima.

O site se baseou numa pesquisa que cruzou mais de 80 bilhões de streams e as respectivas condições climatéricas do momento em que foram ouvidos.

Funciona assim: ao entrar no Climatune, ele detecta o clima atual na sua localidade e gera uma playlist, que reflete o que geralmente a pessoas escutam durante essa condição meteorológica. No total, o serviço lista cinco categorias: sol, chuva, vento, tempo nublado e neve. Além disso, o Spotify analisa vários aspectos acústicos das músicas tocadas, fazendo uma correlação entre clima e música.

Algumas conclusões dessa análise são óbvias, como o fato de nos dias de sol as músicas mais alegres são mais ouvidas, mas essa relação é mais forte em alguns lugares no mundo: na Europa, por exemplo, um dia ensolarado causa um aumento maior na alegria geral das playlists do que em outros lugares do mundo. Já em algumas cidades, como Seattle e Chicago, os dias nublados causam mais mudança nas músicas ouvidas do que dias chuvosos.

As conclusões detalhadas da pesquisa podem ser acessadas aqui.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!