A morte de David Bowie abalou artistas dos mais variados gêneros musicais que buscavam influência em sua figura ou apenas o admiravam.

Além de homenagens prestadas por nomes como Frank Ocean, Hollywood Vampires e Iggy Pop, um dos que sentiram essa perda foi Anthony Kiedis, vocalista do Red Hot Chili Peppers.

Ao conceder uma entrevista recente, Kiedis explicou que algo misterioso aconteceu na noite em que Bowie morreu. O vocalista do Red Hot acredita que música é algo mágico, e foi por essa magia que experienciou uma espécie de “último contato” com Bowie.

Alguma mágica acontece, e isso é tão incrível que, na noite de sua morte, eu não tinha noção de que ele estava prestes a morrer. Eu fui pra casa com uma amiga e perguntei, “Já ouviu a canção ‘Ziggy Stardust’?” Ela disse que não, então eu falei: “Vamos sentar e ouvir o álbum inteiro nesse instante.” Ouvimos, e enquanto eu ouvia, pensava em como eram músicas simples e, ao mesmo tempo, tão cheias de magia.

Anthony só foi descobrir a morte de Bowie na manhã seguinte. Incrédulo, foi para o ensaio da banda e logo avisou Flea sobre o ocorrido. O baixista, no entanto, disse que tinha feito a mesma coisa na noite anterior: tinha sentido uma estranha necessidade em colocar o álbum de Bowie para tocar. “Era como se algo estivesse saltando das estrelas e invadindo nossas cabeças enquanto Bowie se despedia desse plano particular de existência”, explica o vocalista.

Apesar de Bowie ter negado várias vezes produzir álbuns dos Peppers, a banda sempre demonstrou muito respeito e admiração por sua figura. Além de vários covers que o grupo fez de seus sucessos ao longo da carreira, Flea fez até uma tatuagem em sua homenagem.

Na mesma entrevista, Anthony disse que jamais se colocaria no mesmo patamar de seus heróis musicais, e que a morte do Camaleão do Rock é algo muito difícil de ser digerido.

O legado de Bowie

Faz pouco mais de um ano que Bowie se despediu deste plano para explorar outras dimensões por aí.

Sendo um dos nomes mais influentes da música pop, ganhou e ainda ganha várias homenagens e covers, inclusive uma apresentação memorável – e também controversa – de Lady Gaga no Grammy do ano passado.

No mês passado, ganhamos de presente um EP de inéditas deste ícone, e você pode conferir aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!