Janeiro já era. Com um doze avos de 2017 pra trás, estreia um novo espaço aqui no Faixa Título: o resumão do mês, um grande almanaque com destaques do universo musical dos últimos 31 dias, coletados artesanalmente sob o verão carioca por nossa extensa equipe de um homem só. Tem disco, single, clipe, lista, mix… tem até show em escritório e remix de soco em nazista. Segue:

 

Álbuns

Janeiro teve muito disco bom. Foi até acima da média pra um mês normalmente meio parado, mas que em 2017 parece atravessar um pequeno furacão astrológico e anda bem agitado. Destaco esses:

Ty Segall – Ty Segall: um disco menos pretensioso que Emotional Mugger (2016), e mais enxuto que o excelente Manipulator (2014), com muita influência do rock garageiro dos anos 60.

Bonobo – Migration: Bonobo acertou mais uma vez. Bem na linha traçada desde Black Sands (2010), Migration é cristalino e pulsante, agora com influências extras da música não-ocidental.

Code Orange – Forever: o terceiro e melhor disco do quarteto, que derruba as fronteiras entre hardcore e o metal moderno, agregando influências de eletrônica e industrial em 34 minutos de fúria sufocante.

The xx – I See You: talvez o disco mais hypado do ano até aqui. É ótimo, e muito melhor que o anterior, Coexist (2012); mas tem lá seus altos e baixos. Destaque pra dançante “Dangerous”, que merece virar single/clipe/hit de pista/etc.

Lanca – RodaRoda saiu em dezembro, mas abro a exceção porque chegou por aqui no início do mês. É o segundo álbum do trio carioca de free jazz Lanca, que encontra harmonia no caos e melodia no desencontro. Ótimo lançamento do selo baiano Sê-lo.

Outros destaques: Machine Messiah, do Sepultura; Rennen, do Sohn; Life Without Sound, do Cloud Nothings; Near to the Wild Heart of Life, do JapandroidsNot Even Happiness, da Julie ByrneThis Lonely Crowd, da This Lonely Crowd; Future Politics, da Austra; e Reflection, do Brian Eno, sobre o qual falei um pouco no primeiro post do ano.

Singles

Father John Misty – “Pure Comedy” e “Two Wildly Different Perspectives”: nos dois primeiros singles de seu novo álbum como Father John Misty, Josh Tillman (ex-Fleet Foxes) soa resiliente, melancólico e desesperançoso. Destaque pra sombria “Pure Comedy”, que batiza o disco que sai dia 07 de abril.

Thundercat – “Show You The Way” feat. Michael McDonald & Kenny Loggins: com charme oitentista e arranjo primoroso, o mais influente baixista da atualidade anuncia seu retorno. Drunk, seu terceiro álbum solo, sai em fevereiro.

Deb and The Mentals – “Bleeding”: o primeiro disco do quarteto de “punk grunge” paulistano, Mess, sai em março. Dá tempo de relembrar o ótimo EP Feel the Mantra, de 2015.

Syd – “All About Me”: o hip-hop seco e hipnótico de “All About Me” é o único aperitivo de Fin, primeiro disco solo da vocalista do The Internet. Fin sai na próxima sexta (03).

Mastodon – “Sultan’s Curse”: parece extraída diretamente da era Crack the Skye (2009) do Mastodon, tanto que o disco é citado algumas vezes na primeira parte do making of que a banda liberouEmperor of Sand sai dia 31 de março.

Também vale ouvir as novas de Arcade Fire, Sampha, Gorillaz, Clap! Clap! e Mac DeMarco.

DJ set

Lucas de Paiva e Gabriel Guerra, do selo carioca 40% Foda/Maneiríssimo, prepararam um mix afiado pro pessoal do Monkeybuzz. O mix é parte de um especial que o site fez sobre a primeira edição do Dekmantel no Brasil, festival onde os dois se apresentam nesse fim de semana. Vale o play pra ouvir inteiro, várias vezes.

Ao vivo

O BADBADNOTGOOD foi ao escritório da NPR pra participar da série Tiny Desk Concerts, e o resultado, como era de se esperar, é sensacional. Pouco depois, o quarteto confirmou a segunda vinda ao Brasil, com show em São Paulo, dia 05 de maio, no Cine Jóia. Tem que ver.

Lista

O pessoal do Music Non Stop montou uma bela lista pra entender o revival do brazilian boogie, estilo que nos últimos meses tem feito a mente e os calcanhares de todos que apreciam uma baladinha. Só pérola.

Por ora, é só. E um bom fevereiro a todos :)

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!