T2 Trainspotting

O dia da estreia da famigerada sequência de Trainspotting, batizada de T2 Trainspotting, está cada vez mais perto. Embora o público só consiga ter acesso ao filme a partir do dia 27 de Janeiro (e 16 de Fevereiro aqui no Brasil), a maior parte da imprensa britânica já assistiu ao longa.

Vários sites já publicaram grandes resenhas sobre o trabalho de Danny Boyle, e para a alegria dos fãs, a maioria delas é bem positiva. No momento, o filme está com 79% no Rotten Tomatoes, o que indica que 79% dos críticos foram favoráveis ao longa. Essa informação foi baseada em 19 resenhas até o momento desta publicação.

Em uma resenha de quatro estrelas, o The Guardian notou que os personagens retornaram para “uma escabrosa e brutal comédia negra sobre desapontamentos de homens de meia idade e medo da morte”, concluindo que “T2 não é tão bom quanto T1: é um pouco longo demais e escorrega um pouco em um sentimentalismo bobo, comédia branda e auto-mitologização. Mas tem a mesma energia, o mesmo pessimismo desafiador, e não existe nada como ele.”

Já o The Independent deu a maior nota possível para o filme, comentando que “Boyle dirige com muita energia e invenção, usando música de uma forma tão efetiva quanto no primeiro filme para guiar a ação.” O crítico ainda ressaltou o tema central sobre “envelhecimento” do longa: “o filme tem momentos mordazes e introspectivos nos quais os personagens confrontam a bagunça que fizeram com as suas vidas”.

Mas nem tudo são flores. O Digital Spy, por exemplo, não foi nem um pouco favorável. No texto, Rosie Fletcher comentou: “Está banhado em nostalgia. Ele referencia o Trainspotting [original] constantemente, mas ao invés de reanimar a chama enérgica e subversiva, ele só te faz sentir saudades… O problema é que ele não vai a lugar algum. Assista em DVD.” Xi…

Embora todos os críticos tenham dado as próprias opiniões, é importante lembrar que essas subjetividades não substituem o veredito da própria audiência, então assista ao filme com uma mente aberta e aproveite o máximo que der!

Quem sabe não rola mais uma sequência na franquia, hein?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!