Há quem não concorde que Dave Grohl é o cara mais legal do rock, e há até quem não goste dele. Mas uma coisa é fato: o músico já foi protagonista de vários momentos muito fodas da música.

Hoje Grohl completa 48 anos e traz na bagagem bandas como Nirvana, Queens Of The Stone Age, Them Crooked Vultures, Tenacious DFoo Fighters, e vários – vários mesmo! – outros projetos musicais que com certeza você já ouviu falar.

Para colocar a cereja no topo do bolo, o cara ainda se mostra uma das figuras mais simpáticas e carismáticas da mídia, e nós reunimos cinco de muitos momentos onde o frontman provou que merece a fama que tem.

Feliz aniversário, Dave Grohl!

1Quando expulsou um brigão de seu show

Se você se considera uma pessoa esquentadinha e vai a algum show do Foo Fighters nos próximos anos, pense duas vezes.

Em Julho de 2011, quando os caras estavam fazendo uma apresentação no iTunes Festival, um fã mais estressado começou uma briga no meio da plateia. Isso bastou para que Grohl parasse tudo e, além de chamar a atenção do cara na frente de todo mundo, também o expulsasse dali. Assim, bem direto mesmo.

No vídeo que viralizou naquele ano, Dave disse sem rodeios: “Deixe-me ver quem está brigando aí? É aquele cara de camiseta listrada? Ei, seu bosta, saia do meu show agora […] Vocês vieram aqui para se divertir, e aquele cara pode ir se foder.” Veja o vídeo acima.

2Quando o Foo Fighters tirou um sarro de manifestantes homofóbicos duas vezes

Quem é mais chegado à banda sabe que os caras apoiam várias causas sociais bem legais.

Nas duas vezes que os Foos foram tocar em Kansas City, Missouri, uma em 2011 e a outra em 2015, o grupo religioso Westboro Baptist Church foi até o local do show para protestar contra “práticas gays” da banda, e é claro que Dave Grohl e companhia não deixariam barato.

Na primeira vez, os caras se vestiram de caminhoneiros como no vídeo “Hot Buns” (veja aqui), que provocou toda essa ira, e tocaram “Keep It Clean”, single gravado especialmente para divulgar a tour de Wasting Light (2011). Já na segunda ocasião, a banda chamou uns amigos sarados e tocou “American Idiot”, do Green Day, e “Never Gonna Give You Up”, de Rick Astley, em um carro de som.

3Quando atendeu ao pedido de 1000 fãs italianos… em italiano!

Além de baterista, guitarrista, vocalista, diretor, produtor e mais um monte de coisa, Dave Grohl também arrisca uma segunda língua.

O músico mostrou toda sua desenvoltura no italiano – e o quanto ele é bacana – quando respondeu ao vídeo onde 1,000 fãs italianos se reuniram para tocar “Learn To Fly” ao mesmo tempo. Além de se rasgar em elogios ao realizadores da façanha, o cara ainda prometeu que iria até Cesena tocar para os fãs.

Mais tarde naquele ano, Grohl cumpriu sua promessa e levou a turnê Sonic Highways para a Itália.

4Quando salvou uma criança de ser esmagada na plateia

Em meados de 2009, Dave se uniu a Josh Homme (Queens Of The Stone Age) e John Paul Jones (Led Zeppelin) para montar o saudoso supergrupo Them Crooked Vultures, onde o cara assumiu a bateria.

Em um dos shows da turnê que rolou entre aquele ano e o ano seguinte, o músico se viu na missão de “salvar” um garotinho que estava sendo amassado pela plateia da apresentação, e ainda o presenteou com baquetas. Veja o vídeo acima.

5Quando caiu do palco, quebrou a perna e continuou o show

Este é um dos melhores e mais icônicos momentos da música no ano de 2015 e não podia faltar nessa lista.

Durante uma apresentação do Foo Fighters na Suécia para a turnê de Sonic Highways (2014), o frontman se desequilibrou ao fazer graça na ponta do palco e caiu de uma altura de três metros, saindo do acidente com uma fratura bem feia na perna direita.

Qualquer pessoa normal teria parado tudo para ir ao hospital, não é? Bem, não este cara. Dave voltou ao palco para terminar a apresentação e foi engessado lá em cima mesmo, com dor e tudo. Que homem.

Como se essa mitagem não bastasse, este episódio ainda culminou na divertida “turnê da perna quebrada”, que trouxe Grohl em um trono bem louco para tocar enquanto ainda não podia andar.