Ramones fizeram gestos nada amigáveis para plateia em Toronto

No dia 02 de Julho de 1979, os Ramones foram escalados para o Canadian World Music Festival, em Toronto, e as atrações principais do dia eram bandas de hard rock como Aerosmith, Ted Nugent e Nazareth.

Como poderia se esperar, quando os punk rockers subiram ao palco e começaram a mandar ver em suas canções velozes, o público não gostou do que viu e, não apenas começou a vaiar o grupo de Nova York, como também arremessou objetos na direção do palco.

Após apenas cinco músicas, a banda parou de tocar, mandou a plateia tomar naquele lugar e saiu do palco para não voltar mais, e Johnny Ramone chegou a falar com detalhes a respeito do episódio:

Em 02 de Julho de 1979 nós fizemos um show com Aerosmith, Ted Nugent, Johnny Winter, AC/DC e Nazareth para um público de quarenta e seis mil pessoas em Toronto. Eu vi as outras bandas com as quais tocaríamos e pensei, ‘Isso não vai dar certo.’ Reclamei com a Premier, nossa agência de shows, e eles disseram, ‘Estamos no ramo há muito tempo, sabemos o que estamos fazendo.’

Johnny explicou então o que aconteceu no palco:

Mais ou menos cinco ou seis músicas após o início do show, a plateia inteira ficou de pé e eu achei que tinha começado a chover. Dee Dee achou a mesma coisa, mas eles começaram a arremessar coisas na gente – sanduíches, garrafas, tudo. Aí, de repente, eu estourei duas cordas da minha guitarra de uma vez só. Eu achei que foi um sinal de Deus para sair do palco, porque eu raramente arrebento uma corda, talvez uma vez por ano. Então eu fui até a frente do palco, parei de tocar e mandei a plateia ir se foder – com as duas mãos. O resto da banda continuou tocando por uns dez ou quinze segundos até que eles perceberam que eu estava saindo, então fizeram o mesmo.

Eu não ia ficar lá parado ouvindo vaias e com gente arremessando coisas em nós sem responder de alguma forma. A gente tinha que se sair bem de alguma forma, e não havia uma forma boa de sair de uma situação assim.

E você aí achando que o povo canadense era o mais educado do mundo, hein?

LEIA TAMBÉM: recordar é viver – em 1996 os Ramones davam adeus e tocavam “I Don’t Want To Grow Up” na TV

Na foto acima você pode ver claramente os integrantes do grupo fazendo os gestos descritos por Johnny.

Pôster do Canadian World Music Festival de 1979

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!