Notícias

Allan Williams, primeiro empresário dos Beatles, morre aos 86 anos

E 2016 fez mais uma vítima: Allan Williams, o primeiro empresário dos Beatles, morreu aos 86 anos em Liverpool.

Em 1958, Williams inaugurou um coffee bar em Liverpool chamado The Jacaranda, onde conheceu John Lennon, Paul McCartney, George Harrison e Stuart Stucliffe, e de primeira, não teve muita fé no quarteto.

Advertising
Advertising

“Eu achava que os Beatles eram uns vagabundos” disse ele em seu livro, The Man Who Gave Away the Beatles, ainda não traduzido para o português.

Williams diz que um dia Lennon comentou sobre tocar no “The Jac”, como era conhecido seu bar, após ouvir uma conversa de Williams com Larry Parnes sobre começarem a abrir o espaço para bandas. Como a banda não tinha um baterista fixo, chamaram Tommy Moore, um músico da região, e incluíram várias músicas de Chuck Berry em seus ensaios, até seu primeiro show, no Grosvenor Ballroom.

Na época ainda tinham outro nome: Silver Beatles, sugestão de Brian Casser, da banda Cassanovas.

Naquele dia, os Beatles receberam 10 libras, ou 12 dólares pelo show. Williams disse que recebeu apenas 1 libra de comissão. Ele ainda contratou os Beatles, desesperados por dinheiro, para pintar o banheiro feminino do The Jacaranda.

Com isso, Williams começou a ajudar os Beatles a conseguir outros shows, incluindo uma pequena turnê na Escócia com Johnny Gentle, mas ele e a banda brigaram depois que o grupo conseguiu um bom contrato com o Top Ten Club em Hamburgo, e se recusou a pagar a comissão que Williams achava que deveria receber. Esse desentendimento foi o começo do fim da parceria entre ele e os caras.

Quando o grupo voltou para Liverpool, com Pete Best na bateria, chamaram atenção de Brian Epstein, que cuidava de uma loja de discos da cidade. Epstein disse a Williams que gostaria de empresariar os Beatles, e Williams o contou sobre o problema com as comissões e de como eles (os músicos) eram imprevisíveis.

Mas Epstein tinha um bom pressentimento sobre o que conseguiria alcançar com a banda e resolveu arriscar. E o resultado o mundo todo já conhece.

A morte de Williams é a segunda partida recente de pessoas envolvidas com os Beatles. Sam Leach, que também ajudou a banda no começo da carreira, morreu no ultimo dia 21 de dezembro.

As causas da morte de Williams ainda não foram divulgadas. Que descanse em paz.

 

 

Published by
Felipe Gomes