The Black Keys - El Camino

A banda de blues/rock The Black Keys foi fundada em 2001 por Dan Auerbach e Patrick Carney, que apostaram no formato de duo com bateria e guitarra+vocal para entoar grandes riffs pelos Estados Unidos.

Durante alguns bons anos os caras foram reconhecidos no underground como um dos melhores nomes do gênero, mas foi no início dos anos 2010 que as coisas começaram a mudar para o Black Keys.

Justamente em 2010 eles lançaram seu sexto disco de estúdio, Brothers, que teve o primeiro apelo comercial principalmente por conta de hits como “Tighten Up” e “Howlin’ For You”.

Foi em 2011, porém, que a coisa explodiu: o Black Keys lançou o disco El Camino, e com uma boa dose de grandes canções como “Lonely Boy”, “Gold On The Ceiling”, “Run Right Back” e “Little Black Submarines”, ganhou a adoração do mundo todo.

Danger Mouse

Um dos grandes trunfos de El Camino é que o produtor Danger Mouse (Broken Bells, Red Hot Chili Peppers, Gorillaz, U2) participou do álbum não apenas com o aspecto óbvio da produção, mas também como um terceiro compositor que ajudou a escrever as 11 canções e ainda tocou teclado.

“Lonely Boy”

Outro aspecto importantíssimo para o sucesso do sétimo disco de estúdio do Black Keys foi o primeiro single, “Lonely Boy”.

Em um primeiro momento, a canção teria um clipe elaborado e com orçamento livre da gravadora. Acontece que a banda decidiu gravar um vídeo de apenas um take com Derrick Tuggle, um dublê que também trabalhava como segurança e dançou magistralmente ao som da música em um dos clipes mais divertidos de 2011.

O vídeo foi visto mais de 400 mil vezes em apenas 24 horas no YouTube e de repente todo mundo amava o Black Keys.

“Little Black Submarines”, meio balada, meio rockão, foi lançada em 2012, quase um ano depois após o disco, e também foi um sucesso de público, mantendo o álbum vivo.

Campanha Promocional

Para divulgar o disco várias campanhas promocionais foram criadas, com músicas indo parar em séries como Army Wives e games como MLB 12: The Show.

Além disso, foi criado um anúncio no Akron Beacon Journal, da cidade da banda, tentando vender a van que estampa a capa do álbum e com um número de telefone para o qual os fãs ligavam e ouviam uma mensagem dos integrantes.

Bob Odenkirk, ator conhecido como Saul de Breaking Bad e Better Call Saul, gravou um anúncio com a mesma ideia, disponibilizado no site WannaBuyAVan.com

Recepção

El Camino foi muito bem recebido por público e crítica, e logo o Black Keys se tornou uma das bandas queridinhas do rock alternativo, cobiçada por todos os festivais mundo afora.

Nos Estados Unidos, a semana de estreia rendeu um segundo lugar na parada da Billboard com 206 mil cópias comercializadas e o disco já recebeu platina tripla no Canadá, platina dupla na Austrália e Nova Zelândia, platina nos EUA, Reino Unido e Irlanda, e ouro na Bélgica, Holanda e França.

Dá pra acreditar que já se passou meia década desde que dançamos todos ao ritmo de “Lonely Boy”?

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!