Mozart

Por essa você não esperava.

Já pode ir se preparando para pegar os amigos durante as próximas conversas de bar porque, definitivamente, quando você perguntar qual CD foi o mais vendido de 2016 eles irão falar nomes como Drake, Beyoncé, Adele, Twenty One Pilots e vão errar feio.

O CD mais vendido do ano é de um cara que não excursiona por um simples motivo: está morto há 225 anos.

Mozart 225: The New Complete Edition é uma coletânea do mestre da música clássica Wolfgang Amadeus Mozart que conta com 200 CDs (!) e foi lançada em 2016 com todos os trabalhos do cara, 600 solistas do mundo todo e 60 orquestras em um total de 240 horas de música.

O número vendido foi de 1.25 milhões de cópias e você logo deve imaginar que essa marca, mesmo nos tempos áureos do CD, seria algo bastante significativo, mas há uma explicação.

De acordo com o site Stereogum, a Billboard conta cada venda de CD duplo como duas vendas diferentes, o que significa que no caso de 200 CDs são 200 vendas e para chegar a 1.25 milhões de cópias, foram necessários apenas 6.250 compradores da caixa. ¯\_(ツ)_/¯

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!