Fidel Castro

No último dia 25 de Novembro, Sexta-feira, morreu, aos 90 anos de idade, o político cubano Fidel Castro, um dos maiores ícones do comunismo no país e conhecido no mundo inteiro, para ou bem ou para o mal, por suas decisões em Cuba.

O cara foi Primeiro Ministro do país entre os anos de 1959 e 1976, e Presidente entre 1976 e 2008, passando praticamente toda a sua vida como figura máxima do governo do país caribenho.

Tom Morello, guitarrista do Prophets Of Rage, Audioslave e Rage Against The Machine, utilizou os seus perfis oficiais nas redes sociais para prestar homenagens a Fidel Castro e, no Twitter, disse:

Em Cuba o Audioslave visitou o antigo country club transformado em escola gratuita para músicos talentosos. #RIPFidel #Vivalarevolucion

Já no Instagram, Morello expandiu o texto e amenizou o tom dizendo que “não concorda com tudo” que Fidel fez:

‘Com que moral os líderes dos EUA podem falar de direitos humanos em um país onde há milionários e mendigos, onde negros são discriminados e grandes massas de Mexicanos, Porto Riquenhos e Latino Americanos são diminuídos, explorados e humilhados?’ – Fidel

Apesar de não concordar com tudo que Fidel Castro fez, há vários motivos pelos quais ele foi transformado em vilão nos EUA e ainda assim continua como um grande herói no Terceiro Mundo. Ao desafiar o imperialismo ianque por 50 anos, instituindo os melhores programas de saúde, imunização de doenças infantis e sistemas de ensino no Ocidente (passando EUA e Canadá), exportando médicos para países com necessidade no mundo inteiro (o governo de Bush recusou a sua oferta de mandar equipes médicas para New Orleans durante o Furacão Katrina), e sendo um defensor incansável dos pobres e explorados, não é surpresa que milhões lamentem sua morte.

O Audioslave foi a primeira banda de rock dos EUA a tocar em Cuba e essa experiência será para sempre celebrada por mim, especialmente a viagem que fizemos para um antigo country club dos ricos que havia sido transformado em um colégio gratuito para músicos talentosos.

https://www.instagram.com/p/BNRHtYgg1Vg/

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!