Bumbershoot Festival

Festivais de música estão na moda há algum tempo, e boa parte deles surgiu nos anos 60 e 70, quando jovens pegaram gosto pela coisa e organizadores perceberam que isso daria dinheiro.

De lá pra cá, várias iniciativas ao redor do planeta surgiram com o objetivo de levar boa música aos mais diversos públicos, e algumas delas sobrevivem até hoje.

Separamos uma lista com festivais de música que irão chegar a 2017 com pelo menos 15 edições e já aproveitamos para dar a dica de que boa parte deles acontece na Europa, em épocas próximas.

Que tal planejar a próxima viagem com o objetivo de pegar alguns festivais do Verão europeu?

Divirta-se!

 

1Newport Jazz Festival

Ano de criação: 1954

O evento foi idealizado em 1954 pela socialite Elaine Lorillard, que criou o festival baseado em jazz de forma acústica.

Desde o final dos anos 60 para cá, o Newport tornou-se um festival que é prato cheio para estilos como folk e rock alternativo.

Acontece anualmente na cidade de Newport, em Rhode Island, Estados Unidos.

 

2Reading e Leeds

Ano de criação: 1961

Os festivais “irmãos” de Reading e Leeds foram fundados em 1961 como palcos para rock progressivo, blues e hard rock.

Em um fim de semana de muita música, as duas cidades que batizam o evento alternam o mesmo line-up, com bandas se revezando em três dos dias mais importantes para a música no mundo todo.

Nos anos 70 os festivais de Reading e Leeds incorporaram o punk e a new wave, tornando-se precursores nos estilos, e de lá pra cá sempre têm papel importante em determinar quem será exposto a algumas das maiores plateias do globo.

 





 

3Festival de Vilar de Mouros


Festival de Vilar de Mouros

Ano de criação: 1965

Festival de Vilar de Mouros é o festival de rock mais antigo de Portugal.

O evento foi criado em 1965 como uma iniciativa para celebrar a música popular do país na pequenina Vilar de Mouros, hoje com 753 habitantes e a 400 quilômetros de distância de Lisboa, próxima à fronteira com a Espanha.

De lá pra cá o festival teve edições em anos esporádicos, sendo que as três últimas aconteceram em 2006, 2014 e 2016, com atrações como Iggy Pop and the Stooges, Sepultura, Soulfly, Xutos e Pontapés, Peter Hook, Echo & The Bunnymen e mais.

 

4Gitarijada


Gitarijada Festival

Ano de criação: 1966

O Gitarijada não é um festival convencional: ele acontece em Zajecar, na Sérvia, e tem como intuito descobrir novas bandas do Leste Europeu com um concurso entre artistas.

De 2005 pra cá a parte “não competitiva” do evento ganhou diversas bandas já estabelecidas e entre elas apareceram nomes como Uriah Heep e Guano Apes.

https://www.youtube.com/watch?v=EAsPixeZI_s

 

5Summerfest


Summerfest

Ano de criação: 1968

O Summerfest acontece em Milwaukee, nos Estados Unidos, e é tipo pelo Guinness Book, o livro dos recordes, como “o maior festival de música do planeta”.

O evento acontece no Henry Maier Festival Park e conta com 11 dias de apresentações em 11 palcos que abrigam mais de 700 (!) bandas.

Sua edição mais recente, em 2016, contou com um show de Paul McCartney e um público total absurdo de 804.116 pessoas.

 

6Isle Of Wight


Isle Of Wight Festival

Ano de criação: 1968

O festival britânico Isle Of Wight foi criado em 1968 e teve três edições, até 1970, como um evento de contracultura.

Em 2002, após décadas de inatividade, uma nova edição aconteceu para 8000 pessoas e os organizadores perceberam seu potencial, tanto que o evento aconteceu anualmente de lá pra cá e na última edição, em 2016, contou com aproximadamente 58 mil pessoas.

O festival rola na ilha que leva o mesmo nome.

 

7Ruisrock


Ruisrock 2016

Ano de criação: 1970

Ruisrock é um festival que acontece na cidade de Turku, na Finlândia, e é o segundo mais antigo da Europa entre os que nunca deixaram um ano passar em branco.

A edição de 2017 já está garantida para os dias 7, 8 e 9 de Julho, e em 2016 o país recebeu nomes como Major Lazer, Jack U, Vince Staples, Lukas Graham e The Chainsmokers, dando praticamente adeus ao “rock” que carrega no nome.

 

8Pinkpop


Pinkpop Festival

Ano de criação: 1970

E se o Ruisrock é o segundo mais antigo da Europa, o primeiro por conta de alguns meses é o Pinkpop, na Holanda.

O evento aproveita o fim de semana de um feriado cristão celebrado por lá e em 2016 contou com Red Hot Chili Peppers, Paul McCartney, Rammstein, Gary Clark Jr., Bring Me The Horizon e muito mais.

 

9Glastonbury Festival

Ano de criação: 1970

1970 foi um grande ano para os festivais de música e um dos maiores deles nasceu em 19 de Setembro.

O Glastonbury acontece na vila de Pilton, na Inglaterra, que tem menos de 1000 habitantes.

A ideia aqui é se descolar do mundo, levar uma barraca (e suas bandeiras) e passar os cinco dias de evento no meio do mato.

Os ingressos para o Glasto acabam rapidamente assim que começam a ser vendidos, e para 2017 já não há mais entradas disponíveis para o festival que rola em Junho e terá o Radiohead como um dos headliners.

https://www.youtube.com/watch?v=xW2AKkwJb_c

 

10Roskilde


Roskilde Festival

Ano de criação: 1971

O Roskilde acontece na Dinamarca e foi fundado em 1971 por dois estudantes do ensino médio que, um ano depois, cederam o evento à Roskilde Foundation.

De lá pra cá o festival que acontece na cidade de mesmo nome tornou-se um evento beneficente que tem seus recursos revertidos para o desenvolvimento da música, cultura e humanismo.

 

11Bumbershoot


Bumbershoot Festival

Ano de criação: 1971

O festival de música e artes Bumbershoot acontece em Seattle, nos Estados Unidos.

Aproveitando o Seattle Center e as belas paisagens da cidade, em 2016 o evento teve como atrações bandas e artistas como Run The Jewels, Explosions In The Sky, Billy Idol, Kamasi Washington e Tame Impala.

 

12Ilosaarirock


Ilosaarirock

Ano de criação: 1971

Outro sobrevivente finlandês é o festival Ilosaarirock, que acontece na cidade de Joensuu.

Em 2016 o evento foi do pop do The 1975 ao punk do Propagandhi e mostrou que é um dos mais diversos quando o assunto é explorar diferentes gêneros musicais.

A edição de 2017 já está confirmada entre os dias 14 e 16 de Julho.

 

13Hurricane Festival


Hurricane Festival

Ano de criação: 1973

O Hurricane Festival acontece na Alemanha e nasceu em 1973 com outro nome, “Es Rockt in der Heide”.

Em 1977 mudou para “First Rider Open Air” e desde 1997 atende pelo nome definitivo de Hurricane.

Assim como Reading e Leeds, o evento que acontece na região de Bremen tem um festival “irmão” no Sul da Alemanha, o Southside, com o qual compartilha seu line-up.

https://www.youtube.com/watch?v=Dizk4G4CG98

 

14Rock Werchter


Rock Werchter

Ano de criação: 1974

Também na Europa fica o Rock Werchter, mais precisamente na cidade de Werchter, na Bélgica.

De 2003 pra cá o evento foi premiado seis vezes com o título de “melhor festival do mundo” e em seus quatro dias costuma receber 150 mil pessoas diferentes.

 

15Rock In Rio


Rock In Rio

Ano de criação: 1985

E temos nome brasileiro nessa lista, sim senhor!

Apesar de ter passado vários anos sem acontecer desde a sua fundação, o Rock In Rio nasceu em 1985 e de lá pra cá tornou-se um dos maiores eventos do planeta.

Atualmente o evento acontece de dois em dois anos no Brasil, mas intercala os períodos em que não acontece por aqui com festivais na Europa e nos Estados Unidos.

 

16Wacken Open Air


Wacken Open Air

Ano de criação: 1990

Dedicado ao rock pesado, o Wacken Open Air nasceu em 1990 na Alemanha e acontece na cidade de Wacken, ao norte do país.

O evento tornou-se sinônimo de grandiosidade para os fãs de heavy metal e é seguro dizer que seu amigo headbanger sonha em ir até lá um dia.

 

17Lollapalooza

Ano de criação: 1991

Em 1991 o Lollapalooza foi concebido por Perry Farrell, vocalista do Jane’s Addiction, como uma forma de dizer adeus à banda, que entraria em hiato, e também celebrar a cultura alternativa.

O festival aconteceu no formato itinerante entre 1991 e 1997, teve outra edição nesses moldes em 2003 e em 2005 se firmou em Chicago, no Grant Park.

De lá pra cá o Lollapalooza rolou sempre no formato fixo e ainda expandiu para Brasil, Chile, Argentina e Alemanha.

 

18Warped Tour


Vans Warped Tour

Ano de criação: 1995

Em 1995 Kevin Lyman realizou a primeira edição da Warped Tour e desde então tornou-se sinônimo de sucesso.

Um ano depois, em 1996, a marca de tênis VANS passou a patrocinar o evento e a Vans Warped Tour tornou-se o maior festival itinerante dos Estados Unidos e o mais bem sucedido festival itinerante da América do Norte em edições.

O festival teve uma influência gigantesca na música alternativa dos anos 90 e 2000 e era o sonho de consumo dos fãs de punk rock e hardcore que cresceram nessa época, já que levava shows de alguns dos nomes mais importantes do gênero a várias cidades dos Estados Unidos e Canadá.

Artistas como Blink-182, My Chemical Romance, Paramore, Fall Out Boy e Katy Perry deram seus primeiros passos na Warped Tour.

https://www.youtube.com/watch?v=Kl1fZctwYsg

 

19V Festival


V Festival

Ano de criação: 1996

V Festival é um evento que acontece na Inglaterra e empresta seu nome da Virgin, empresa que o patrocina.

O festival de música acontece simultaneamente em Essex e Staffordshire, com o line-up sendo alternado entre os dois locais.

 

20Fuji Rock Festival


Fuji Rock Festival

Ano de criação: 1997

O Fuji Rock Festival acontece anualmente no Japão e acontece na região paradisíaca de Naeba, onde há um resort de ski.

A primeira edição do festival de música aconteceu em 1997 na base do Monte Fuji, por isso o evento que em 1999 mudou de lugar recebe esse nome.

 

21Coachella


Festival de Coachella

Ano de criação: 1999

O Coachella, ou Coachella Valley Music and Arts Festival nasceu há 17 anos com a proposta de celebrar o que acontece de melhor na música alternativa do mundo todo.

Para isso, seus idealizadores se basearam em um show do Pearl Jam que aconteceu em 1993 no Empire Polo Club, na cidade de Indio, como forma de boicote à empresa de ingressos Ticketmaster.

Os caras perceberam que o local, no meio do deserto da Califórnia, era viável para eventos de grande porte e levaram então o festival pra lá.

A primeira edição aconteceu em 1999 e em 2000 o Coachella não rolou devido ao “excesso de festivais no Sul da Califórnia”.

Um ano depois ele voltou no formato de um dia só, em 2002 transformou-se em festival de dois dias e em 2007 ganhou ainda mais um.

Em 2012, além de três dias, também passou a ser realizado em dois finais de semana consecutivos, com o mesmo line-up.

Desde a sua concepção, o Coachella passou de festival para fãs de boa música a um dos eventos mais descolados e desejados no mundo pelo público em geral, o que rendeu várias críticas à organização.

 

22Exit Festival


Exit Fest

Ano de criação: 2000

Outro festival famoso na Sérvia é o EXIT, que acontece há 16 anos e já tem edição confirmada para 2017.

Fundado em 2000 por um movimento estudantil, o evento foi eleito como o melhor festival da Europa em 2014 e aparece com frequência em listas com os melhores festivais de todo o planeta.

 

23Summer Sonic


Summer Sonic Festival

Ano de criação: 2000

Outro grande festival que acontece no Japão e já chega perto dos 20 anos é o Summer Sonic.

Seguindo modelos europeus, o evento acontece simultaneamente nas cidades de Osaka e Chiba, e leva nomes que vão do rock ao pop em dois dias de evento.

Em 2016, por exemplo, o Summer Sonic teve nomes como Weezer, Radiohead, Two Door Cinema Club, Fergie, The Offspring e Flo Rida.

https://www.youtube.com/watch?v=bpK1l6hax1k

https://www.youtube.com/watch?v=8jLGMUz2heE

 

24Bonnaroo


Bonnaroo 2016

Ano de criação: 2002

O Bonnaroo confunde muita gente pois acontece em Manchester, mas bem longe da icônica cidade britânica.

Trata-se de Manchester, interior do Tennessee, nos Estados Unidos, onde há 14 anos o evento foi criado.

De lá pra cá o Bonnaroo tornou-se um dos festivais mais importantes para a música alternativa e o folk, além de permitir que artesãos comercializem seus produtos por lá.

 

25Download Festival


Download Festival

Ano de criação: 2003

Outro festival muito querido por fãs de rock and roll é o Download, na Inglaterra.

O evento acontece no circuito automobilístico de Donington Park, em Leicestershire, e já recebeu nomes dos mais influentes como Black Sabbath, Metallica, Iron Maiden, AC/DC e mais.