Discos lançados em 2001

2001 foi um ano sensacional para a música.

De estreias grandiosas como a de John Mayer até retornos triunfais como do Fugazi passando por bandas consolidando seus nomes como Weezer, The White Stripes e Blink-182, o período foi marcado por novos olhares, novos sons e um planeta diferente após os ataques terroristas em Nova York.

Listamos aqui 15 álbuns que estão completando 15 anos de lançamento em 2016.

Divirta-se!

 

1Fugazi – The Argument


Fugazi - The Argument

The Argument é o sexto disco de estúdio do mega influente grupo de post-hardcore Fugazi e também o seu último.

Como um retorno brilhante à grande forma, o álbum foi considerado um dos melhores daquele ano em diversos veículos.

 

2Blink-182 – Take Off Your Pants and Jacket


blink-182 - Take Off Your Pants and Jacket

O quarto disco de estúdio do Blink-182 mescla o pop/punk que consagrou a banda em lançamentos anteriores com elementos do post-hardcore que vinham sendo absorvidos principalmente pelo guitarrista e vocalista Tom DeLonge.

Foi o álbum que, inclusive, pavimentou o caminho para que Blink-182 viesse em 2003 com a sonoridade mais interessante já alcançada pelo grupo até hoje.

 

3System Of A Down – Toxicity

Em 2001 a banda System Of A Down tomou o mundo de assalto com uma sonoridade bastante particular que misturava rock pesado com as raízes dos integrantes da banda na Armênia.

 

4The Strokes – Is This It


The Strokes - Is This It

Não tem como falar em 2001 sem falar em Is This It, o disco de estreia do The Strokes.

A banda que “salvou o rock and roll” no início dos anos 2000 começou com o pé direito e hits como “Last Nite”, “Someday” e “Hard To Explain”.

 

5Radiohead – Amnesiac


Radiohead - Amnesiac

Em 2001 o Radiohead teve a árdua tarefa de suceder o elogiadíssimo Kid A e o fez com Amnesiac, álbum gravado durante as mesmas sessões do anterior e descrito como “um outro olhar de Kid A, uma espécie de explicação.”

 

6The White Stripes – White Blood Cells


The White Stripes - White Blood Cells

Em 2001 o White Stripes chegou ao seu terceiro disco de estúdio e começaria a dominação mundial do rock alternativo com hits como “Fell In Love With A Girl” e preferidas dos fãs como “Hotel Yorba” e “Dead Leaves and the Dirty Ground”.

Seu sucessor em 2003, Elephant, trouxe o hino “Seven Nation Army”.

 

7R.E.M. – Reveal


R.E.M. - Reveal

Há 15 anos a prolífica carreira dos reis da música alternativa R.E.M. chegava ao décimo segundo disco através de Reveal.

O álbum trouxe canções grandiosas como “Imitation of Life” (acompanhada de um clipe genial) e “All The Way To Reno (You’re Gonna Be a Star)”.

 

8P.O.D. – Satellite


P.O.D. - Satellite

O quarto disco da popular banda de rock pesado P.O.D. foi um dos grandes sucessos comerciais de 2001, embalado principalmente pela canção “Alive” que se tornou uma espécie de hino após os ataques terroristas em Nova York.

https://www.youtube.com/watch?v=k3ChrdJoBCk

 

9Weezer – Weezer (The Green Album)


Weezer - Weezer (Green Album)

Em 2001, cinco anos após Pinkerton que demorou para ser entendido e elogiado pela crítica e sete após a estreia gigantesca com Blue Album, o Weezer voltou a impressionar com mais um álbum homônimo conhecido pela cor da sua capa.

“Island In The Sun” e “Hash Pipe” são alguns dos hits de Green Album.

 

10Gorillaz – Gorillaz


Gorillaz - Gorillaz

Em 2001 Damon Albarn deu início a sua empreitada no “mundo virtual” com a revolucionária banda Gorillaz.

Misturando o rock alternativo do Blur com batidas e hip hop, criou um som bastante característico em um dos trabalhos mais importantes de 2001.

 

11Jimmy Eat World – Bleed American


Jimmy Eat World - Bleed American

Bleed American, lançado em 2001, é o quarto disco de estúdio do Jimmy Eat World e, até hoje, a obra prima da banda.

 

12Bob Dylan – Love and Theft


Bob Dylan - Love and Theft

2001 foi agraciado com o lançamento de Love And Theft, nada mais, nada menos do que o trigésimo primeiro álbum da carreira de Bob Dylan.

O disco saiu exatamente no fatídico dia 11 de Setembro daquele ano e entrou na maioria das listas de melhores álbuns de 2001.

 

13Muse – Origin Of Symmetry


Muse - Origin of Symetry

Com seu segundo disco e hits como “Plug In Baby”, o Muse começava a arrastar multidões com Origin Of Symmetry, lançado em 2001 e aclamado por público e crítica como um dos discos mais relevantes daquele ano.

 

14The (International) Noise Conspiracy – A New Morning, Changing Weather


The (International) Noise Conspiracy - A New Morning, Changing Weather

The (International) Noise Conspiracy nasceu como um novo projeto de Dennis Lyxzén, vocalista do Refused, e aqui ele saiu do post-hardcore para mergulhar de cabeça no rock alternativo e no garage rock.

“Capitalism Stole My Virginity” é uma das músicas mais bacanas daquele ano.

 

15John Mayer – Room For Squares


John Mayer - Room For Squares

Em 2001 John Mayer fazia sua estreia com o disco Room For Squares e poucos artistas tiveram um começo de carreira tão bom.

O cara chegou à nona posição da Billboard, ganhou um Grammy e até hoje tem no álbum seu maior sucesso comercial, com quase 4 milhões e meio de cópias vendidas.