Com toda certeza desse mundo você já ficou com músicas grudadas na cabeça e não foi só uma vez.

Há várias teorias sobre por que certas músicas invadem nosso cérebro e não o deixam em paz e agora um novo estudo foi publicado na revista da Associação Americana de Psicologia falando sobre o assunto.

Em um dos maiores estudos já realizados a respeito, foram identificados certos elementos em comum em várias canções que se tornaram “chiclete” e a partir deles, inclusive, é possível prever quais serão os próximos hits a não desaparecerem tão cedo da mente das pessoas.

Segundo o estudo, as músicas chamadas de “earworm” (“minhoca” em tradução literal) são normalmente rápidas e com melodias simples, que soam familiares e que têm repetições, como por exemplo “Brilha Brilha Estrelinha”.

Além disso, elas normalmente contam com o que o estudo chama de “intervalos incomuns”, como um elemento surpresa ou uma repetição inesperada de notas, citando como exemplo o refrão de “Bad Romance”, da Lady Gaga, e o riff de abertura de “Smoke On The Water”, do Deep Purple.

Lista de músicas chiclete

O estudo se baseou em uma pesquisa conduzida entre 2010 e 2013 sobre quais seriam as músicas que mais ficam grudadas na cabeça.

A partir dos resultados e o Top 9 da lista, é possível chegar à conclusão de que Lady Gaga manja muito do assunto.

1. Lady Gaga – “Bad Romance”
2. Kylie Minogue – “Can’t Get You Out of My Head”
3. Journey – “Don’t Stop Believin’”
4. Gotye – “Somebody That I Used to Know”
5. Maroon 5 – “Moves Like Jagger”
6. Katy Perry – “California Gurls”
7. Queen – “Bohemian Rhapsody”
8. Lady Gaga – “Alejandro”
9. Lady Gaga – “Poker Face”

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!