Bee Gees

Na sua luta contra o terrorismo os Estados Unidos nem sempre utilizaram métodos considerados politicamente corretos para obter informações.

Quando o assunto eram os presos capturados nas mais diversas bases do país espalhadas pelo mundo, vários recursos psicologicamente degradantes foram utilizados nos presos e um deles veio, infelizmente, através da música.

Agentes dos EUA costumavam colocar músicas para tocar em volumes bastante altos e, em muitos casos, de forma repetitiva, para que os prisioneiros cedessem e entregassem informações após a tortura.

Há relatos de que, por exemplo, presos eram colocados no chão, com as mãos amarradas entre as pernas, em uma cela sem iluminação e com fones de ouvido que não poderiam ser removidos.

Neles, “We Are The Champions”, do Queen, toca no volume máximo, em repeat, durante períodos que chegaram a durar dias.

O Sargento Mark Hadsell, que fazia parte do time de Operações Psicológicas do exército norte-americano explicou:

Se você ouvir a música por 24 horas, seu cérebro começa a cair, bem como as funções corporais, então sua linha de raciocínio fica comprometida e seu compromisso em guardar segredos é quebrado. É nessa hora que a gente entra e conversa com os prisioneiros.

Eram utilizadas tanto músicas de estilos como heavy metal, justamente pelo seu peso, quanto canções que feriam as crenças do prisioneiro de guerra em questão.

A partir de documentos vazados e declarações dos próprios militares, reunimos aqui uma lista de canções que teriam sido utilizadas em torturas psicológicas das mais diversas formas pelos Estados Unidos nos últimos anos.

 

1Eminem – “The Real Slim Shady”

 

2Drowning Pool – “Bodies”

 

3Deicide – “Fuck Your God”

 

4Barney & Friends – “I Love You”

 

5Metallica – “Enter Sandman”

 

6Christina Aguilera – “Dirrty”

 

7Marilyn Manson – “The Beautiful People”

 

8Tema do Meow Mix

 

9Matchbox Twenty – “Cold”

 

10The Bee Gees – “Saturday Night Fever”

 

11Tema da Vila Sésamo

 

12David Gray – “Babylon”

 

13AC/DC – “Hells Bells”

 

142pac – “All Eyez On Me”

https://www.youtube.com/watch?v=05PCmqjIeNE

 

15Neil Diamond – “America”

Com informações de Music.Mic e Mother Jones