Deftones

Quem conhece a trajetória da banda de metal alternativo Deftones sabe o momento delicado que os caras passaram em 2008. O então baixista Chi Cheng sofreu um acidente de carro e entrou em coma.

O músico ficou na mesma cama de hospital até 2013, quando perdeu a luta e acabou falecendo. Na época do acidente, eles trabalhavam em um disco chamado Eros, que seria o sexto trabalho da banda. Mas após a tragédia, ele foi abandonado.

Em uma nota oficial no site do Deftones, naquela ocasião, o grupo explicou que talvez divulgasse aquelas músicas no futuro, mas que naquele momento elas não os representavam mais. O texto dizia que a decisão era puramente artística, e não tinha a ver com o acidente de Chi Cheng.

Mas em uma entrevista recente a uma rádio americana, o vocalista Chino Moreno “abriu o coração” e mudou essa versão. Ele começou relevando que, durante as sessões de Eros, a banda estava no ápice da intimidade:

A gente se dava muito bem. Era como se a música ficasse em segundo plano, atrás da nossa amizade. Ficávamos jogando jogos de tabuleiro dentro do estúdio, e nosso produtor tinha que mandar a gente largar aquilo para trabalhar. Foi quando Chi sofreu o acidente. A gente estava tão perto de fazer algo sensacional, e aí isso acontece.

Em seguida, o vocalista lembra que pensou em acabar com o Deftones. Mas conta como deu a volta por cima:

Parecia que acabaríamos ali. Precisamos de seis meses ou um ano sem nem falar de música. A gente não tinha ideia do que aconteceria com Chi ou com as nossas canções. Até que um dia nós voltamos ao mesmo estúdio e encontramos tudo como havíamos deixado. Inclusive o baixo de Chi. Nós começamos a conversar, lembrar histórias dele… até que, de repente, de forma espontânea, cada um andou para seu instrumento e começou a tocar qualquer coisa. Foi ali que começou a surgir o Diamond Eyes [disco de 2010].

Você pode ouvir a emocionante entrevista na íntegra, em inglês, por aqui.

 

Deftones

Gore, do Deftones

O disco mais recente do Deftones é Gore, que saiu em Abril. As músicas de Eros ainda não vieram ao mundo, mas nem por isso a banda desacelerou.

Pelo contrário! Está cada vez mais presente em festivais, com posição de destaque no lineup. Os caras também adoram uma parceria e se apresentar em palcos inusitados.

Veja abaixo um vídeo feito por um fã que mostra o Deftones em estúdio na época do disco perdido.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!