In-Edit 2016: festival de documentário musical traz 57 títulos, shows e debates

A 8ª edição do Festival Internacional de Documentário Musical, o In-Edit Brasil, acontece entre os dias 7 e 18 de Setembro, em São Paulo, e traz 57 títulos na programação, sendo 18 em estreia nacional. Nesta edição o premiado diretor britânico Tony Palmer.

O festival apresenta 8 títulos selecionados em parceria com o diretor, de artistas como Beatles, Maria Callas, Leonard Cohen e Cream. Presença confirmada no festival, Palmer vem ao Brasil para apresentar seus filmes e participar de uma MasterClass no dia 16, sexta, às 18h30 no Cine Matilha, com entrada gratuita.

Os filmes e atividades paralelas do festival – que ganhou em 2015 o Prêmio APCA de melhor Projeto Especial em Música Popular e Prêmio Guia da Folha como Melhor mostra de Cinema pelo Voto Popular – acontecem no Cinesesc, Spcine Olido, Spcine Lima Barreto (CCSP), Cinemateca Brasileira, Cine Matilha e em 6 CEUs do Circuito Spcine.

O festival traz ainda uma série de atividades paralelas com shows das bandas Fábrica de Animais, Pin-Ups e Invasores de Cérebros; apresentação do músico Chico Saraiva; Feira de Vinil e o seminário 3 X Documentário Musical, uma série de conversas com o jornalista especializado em música brasileira Marcus Preto, com realizadores de documentários musicais em três diferentes versões.

A abertura acontece no dia 7 de setembro numa cerimônia para convidados, e também para o público, com a première nacional do longa “Eat That Question – Frank Zappa in His Own Words”, de Thorsten Schütte. O filme, que retrata intimamente o músico Frank Zappa – considerado um dos maiores gênios da musica de todos os tempos – será exibido às 20h30, no Cinesesc, com distribuição de ingressos com 1 hora de antecedência.

Informações sobre a programação e horários de sessões no site do In-Edit Brasil.

PROGRAMAÇÃO PARALELA

PERFORMANCES DOC ALIVE
(Apresentações musicais relacionadas a filmes em exibição)
Fábrica de Animais: Sexta, 09/09, 19h, Vitrine do Rock (Galeria Olido).
Invasores de Cérebros: Sábado, 10/09, 19h30, Sala Olido (Galeria Olido).
Chico Saraiva: Sábado, 10/09, 20h,
Cine Matilha.
Pin-Ups: Domingo, 18/09, 21h, Cinemateca – Área Externa. (encerramento do festival)

FEIRA DE VINIL
Sábado, 17/09, 13h a 20h, Cinemateca – Saguão BNDES.

SESSÕES OPEN AIR
Cream-s Farewell Concert: Sábado, 17/09, 20h, Cinemateca – Área Externa.
Tangerine Dream: Domingo, 18/09, 20h, Cinemateca – Área Externa.

DEBATES E PALESTRAS
MasterClass Tony Palmer: Sexta, 16/09, 18h30, Cine Matilha.

CONVERSAS | SEMINÁRIO – 3 X DOCUMENTÁRIO MUSICAL
O jornalista especializado em música brasileira Marcus Preto conversa com realizadores de documentários musicais em três diferentes versões.
CineSesc. Grátis. Retirada de ingressos 1h antes.

1. Documentário Musical – O PERFIL: Caetano Veloso, Waldick Soriano, Los Hermanos, Ney Matogrosso, Arnaldo Baptista, Tom Zé, quais os caminhos para capturar a personalidade mais profunda de um músico e construir seu perfil acompanhando sua vida cotidiana, o processo de criação ou a jornada de shows pelas estradas do Brasil. Como desarmar o personagem e captar a real intimidade. Como capturá-lo além das máscaras.
Data: 08/09. Quinta,19h30. | Realizador convidado: Décio Matos Jr.

2. Documentário Musical – A BIOGRAFIA: Músicos como Wilson Simonal, Itamar Assumpção, Sabotage, Dzi Croquettes, Cássia Eller e Titãs, tiveram suas histórias revisitadas. Como reconstruir a história de um músico, vivo ou morto, a partir de material de arquivo e depoimentos. Como escolher os recortes temporais que de fato rendem o melhor filme. O que realmente interessa na vida de um artista.
Data: 15/09.Quinta, às 19h30 | Realizador convidado: Rogério Velloso

3. Documentário Musical – RETRATO DE GÊNERO OU DE UM PERÍODO HISTÓRICO:
A história do punk, do rap, da música cafona. Os festivais da Record, o rock dos anos 90, a Tropicália. Como reconstruir um momento artístico, explicar um movimento estético ou contar a história de um tempo e de um lugar que se tornaram referência para a música feita dali em diante.
Data: 22/09. Quinta, às 19h30

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!