No último ano o Facebook disponibilizou a opção de anúncios no Instagram, mas muita gente ainda não sabe como e onde fazê-los. Para começar, você precisa estar com a sua conta cadastrada no Facebook Business (https://business.facebook.com/), uma plataforma exclusivamente voltada para o patrocínio de posts. Logo na página inicial do site você encontra a opção para a criação de campanhas, além de um histórico dessas ações com a opção de geração de relatórios dos resultados alcançados.

Agora que você já sabe o primeiro passo para a realização desses posts patrocinados, deixo aqui 4 dicas que podem te ajudar a alcançar mais resultados positivos com campanhas no Instagram:

1Escolha o objetivo certo para a sua campanha

Diferente da ferramenta nativa de anúncios do Facebook, no Business podemos escolher um objetivo específico para a campanha. Quando for criar seu anúncio pela plataforma, você receberá 12 opções de escolha que vão dizer de que forma e que público vai ser impactado pelo dinheiro que você vai investir. Dessas 12, apenas 6 contemplam o Instagram como uma opção de campanha. São elas: Aumento de alcance em postagens (1ª opção), envio de público para website (3ª opção), conversão de público para ações de site e página (4ª opção), “Aumento de instalações em aplicativo (5ª opção), aumento de visualizações em vídeo (10ª opção) e a mais nova opção da plataforma, focada na melhora da percepção do público sobre a sua marca ou produto (13ª opção).

P.S: Essa dica também é válida para campanhas no Facebook.

2Defina bem a sua audiência

Uma das coisas mais importantes na hora de se fazer um post patrocinado é pensar em qual audiência você quer atingir. Fazendo isso, você acaba tornando a sua postagem mais qualificada, atingindo a parcela do público com mais chances de fazer com que o resultado da campanha seja positivo. A dica é sempre escolher 4 outras páginas ou perfis que sejam de alguma forma relacionados com o conteúdo que vai ser impulsionado. Quando for criar a sua audiência, preste atenção na barra que fica do lado direito da plataforma. O manager disponibiliza uma espécie de termômetro que diz o grau de afinidade da audiência que você quer atingir em comparação com o público que segue o seu perfil. Cabe a você decidir se quer atingir uma nova parcela dessa audiência ou um grupo de pessoas já habituado com o seu nicho.

3Saiba escolher os melhores horários e datas

O seu público responde melhor às suas postagens durante o período da noite ou da manhã? Quais são os dias em que seus fãs mais curtem o conteúdo que você divulga? Antes de fazer qualquer post patrocinado, tenha sempre em mente os melhores dias e horários dos seus fãs. Na área de opções avançadas de anúncios de Instagram do Manager existe uma opção onde é possível escolher durante quais horas o seu anúncio fica no ar. Se o seu público costuma interagir mais no horário da tarde, por exemplo, você pode intensificar a campanha nesse período, desabilitando-a durante a madrugada.

4Escreva com cuidado e preste atenção na barra de preview do anúncio

Seja claro e rápido. Textos muito longos acabam sendo escondidos pela plataforma, fazendo com que as pessoas tenham que clicar no botão de “leia mais” na versão mobile do Instagram. Por isso, preste bastante atenção na barra de preview do anúncio, adaptando o texto para que as pessoas possam lê-lo sem nenhum esforço. É mais fácil passar para a próxima postagem que parar para ler um texto grande. ;)