Após três anos de seu último trabalho, o disco Magna Carta… Holy Grail (2013), o rapper Jay Z soltou uma música nova, “Spiritual”, endereçada aos policiais que atiraram contra negros na quinta-feira, 7 de Julho, e causaram a morte de Alton Sterling, de 37 anos, e Philando Castile, de 32, em Baton Rouge, Louisiana, e Falcon Heights, Minnesota, respectivamente.

A música foi lançada no Tidal, a plataforma digital do artista. No dia dos ataques, a esposa de Jay Z, Beyoncé, protestou em seu site sobre os acontecimentos e também pediu um minuto de silêncio em seu show em Glasgow, após projeções no telão do nome de dezenas de vítimas de casos como esses.

Jay Z disse estar muito triste e desapontado com “essa América”. “Nós deveríamos estar mais adiantados. E nós não estamos,” escreveu ao compartilhar a música. Leia abaixo o texto traduzido do artista.

Fiz esta música um tempo atrás, eu nunca cheguei a terminá-la. Punch (TDE) [Terrence Henderson, copresidente da gravadora Top Dawg Entertainment] me falou que eu devia lançá-la quando Mike Brown morreu, e eu infelizmente disse a ele: ‘este assunto será sempre relevante’. Fico magoado por saber que a morte dele não seria a última…
Estou triste e desiludido com ESTA América – devíamos estar mais à frente.
NÓS NÃO ESTAMOS.
Acredito em Deus e sei que tudo que acontece é por um bem maior, mas, cara… É duro. Bênçãos para todas as famílias que perderam entes queridos para a brutalidade da polícia.

O músico finalizou o texto citando Frederick Douglas, pseudônimo do abolicionista e escritor americano Frederick Augustus Washington Bailey.

Onde a justiça é negada, onde a pobreza é imposta, onde a ignorância prevalece e onde todas as classes são levadas a sentir que a sociedade é uma conspiração organizada par oprimir, roubar e degradá-las, nem pessoas nem propriedades estarão a salvo.

Jay Z lança música em protesto à brutalidade policial nos Estados Unidos

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!