Omar Rodríguez-López

Omar Rodríguez-López não é um cara acostumado a ficar parado, e falamos sobre isso há alguns dias por aqui quando te contamos que até Dezembro o cara irá lançar nada mais, nada menos do que 12 discos de músicas inéditas.

Em uma nova entrevista para a Rolling Stone, Omar não apenas falou sobre sua carreira solo como deu declarações importantíssimas para os fãs de seus outros projetos, e pela primeira vez, por exemplo, conversou a respeito da saída de Jim Ward do At The Drive-In:

Jim já esteve fora da banda em três outras ocasiões, e em algumas de nossas turnês mais extensas e duras ele não estava lá. Keeley Davis [substituto], que é parte da família, tocou no Sparta e é um grande músico, tem sido maravilhoso. Ele traz uma energia renovadora. Tem sido um sonho para a gente.

Vou deixar tudo bem simples sobre o Jim. Se você acha que o timing foi um choque para você, como fã, foi duríssimo para nós com um timing irresponsável, ficar sabendo tão perto da turnê [o anúncio de que Jim saiu da banda veio uma semana antes do primeiro show de reunião]. Por nosso sorte Keeley tem sido ótimo, nos salvou, e continuamos com os planos de turnê. Sabíamos desses shows há oito meses, trabalhamos nisso e deixamos as nossas famílias de lado para planejar. Mas superamos, e isso é o mais importante.

Fizemos o anúncio logo depois que aconteceu. A única diferença é que a gente estava acostumado com esse tipo de atitude insossa. É tipo, ‘O que você prefere: uma pessoa que nem quer estar lá ou a banda existindo sem essa pessoa?’ Qualquer um que conhece a história da banda sabe que Jim foi expulso do grupo em três ocasiões diferentes, e excursionamos bastante sem ele. Então pra gente foi tipo, ‘Ahhh, mais uma vez?’ A soma das partes forma a banda: é o conjunto. É o que fazemos juntos.

Omar também falou sobre os recentes cancelamentos do ATDI pela América do Norte por conta de um problema nas cordas vocais de Cedric Bixler-Zavala:

Eles encontraram nódulos em suas cordas vocais. Se não fossem tratados, a coisa poderia ficar ruim. Descansamos e após consulta com um especialista, os nódulos estão sendo tratados, então continuamos a turnê mundial.

Ele continuou tentando cantar noite após noite porque não queria desapontar os fãs, mas a voz só piorava. O médico encontrou os nódulos. Cancelamos os cinco shows, fomos pra casa. Ele trabalhou com um especialista e está sendo tratado. Continuamos a turnê pela Europa e vamos para a Austrália.

Logo abaixo você pode ver o último episódio do Tenho Mais Discos no Topsify Brasil onde eu, Tony Aiex, lamento o cancelamento da banda no Amnesia Rockfest.

Ainda na entrevista, Omar disse que a banda está trabalhando em um novo disco e “continuando de onde parou” com o último álbum, Relationship Of Command, de 2000, “somando novos elementos”.

Segundo ele a ideia é lançar um álbum cheio e excursionar.

 

The Mars Volta

Omar também falou sobre o Mars Volta, uma de suas outras bandas ao lado de Cedric, e disse que gostaria de voltar com o grupo de rock progressivo um dia:

Eu adoraria voltar com a banda, sabe? Obviamente agora estamos focados em gravar esse grande disco e excursionar. Jon Theodore [baterista] está no Queens Of The Stone Age agora. Há apenas quatro membros vivos do Mars Volta verdadeiro, que é Eva Gardner, a baixista original que nos deu sua alma mas teve que sair porque seu pai morreu na segunda turnê; Ikey Owens, que não está mais entre nós; Jeremy Ward que não está mais entre nós; e Jon Theodore. Jon e Eva estão vivos, então somos gratos por isso.

Se a gente tiver tempo, espero que tudo se alinhe entre a gente e o que Jon e Eva estiverem fazendo, porque ela está excursionando com Gwen Stefani. Eu tenho um sentimento de que isso irá acontecer. A vida tem uma maneira engraçada de resolver essas coisas.

Antemasque

Sobre sua outra banda ao lado de Cedric, o Antemasque, Omar diz que o que foi lançado como primeiro disco é na verdade um apanhado de demos em que a banda vinha trabalhando e disponibilizou pois gostaria de tocar na estrada.

Uma gravadora se interessou, juntou as canções e as lançou como um álbum, mas ele ressalta:

Nós acabamos de gravar o nosso primeiro disco de verdade com nosso baterista Travis Barker, e ele será lançado logo. Acabamos de gravar o clipe de uma música dele.

Quando perguntado sobre uma data, ele diz que a gravadora está esperando para conciliar um momento bom em que eles possam divulgar o álbum, já que Barker está em turnê com o Blink-182 e Cedric/Omar estão na estrada com o ATDI.

Logo abaixo você pode ver um clipe para “To Kill A Chi Chi”, música do primeiro dos doze discos que Omar irá lançar como artista solo até o fim do ano, Sworn Virgins.
O álbum sai já na sexta-feira, dia 15.

Para ler a entrevista completa, em Inglês, é só clicar aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!