Wilco toca para a “plateia mais quieta que já viu” na Bélgica – vídeos

Jeff Tweedy mandou um recado não muito discreto ao publico que assistia ao Wilco, principal atração da primeira noite do Cactus Festival nesta sexta-feira (8 de Julho). Já próximo do fim do show de uma hora e meia, o vocalista disse que aquela era “a plateia de festival mais quieta que já vi na vida”.

O publico se manifestou gritando com o intuito de mostrar que seguiam ligados no show, porém receberam outro recado de Tweedy: “Está tudo bem, eu não quero a sua simpatia”, respondeu em tom de brincadeira.

Advertising
Advertising

Apesar do publico quieto, o Wilco foi um grande fechamento para a primeira noite do festival que começou há 34 anos em Bruges, na Bélgica. O grupo de Chicago tocou 17 músicas e passou por 7 discos da carreira. A noite começou com três músicas de Star Wars, álbum mais recente da banda. Na sequência foram, “More…”, “Random Name Generator” e “The Joke Explained”.

Em seguida veio “Art of Almost” e apesar da grande performance de Nels Cline no palco, uma falha no som deixou o momento incompleto. No melhor dos casos, somente quem estava ao lado esquerdo do palco escutou sua guitarra, ponto alto da música. Para a outra metade (de onde o Diário de Palco assistia), era como se a guitarra estivesse desligada. Algumas músicas depois o problema foi resolvido.

Pontos Altos

Alguns dos poucos momentos de empolgação do público foram os inícios de “I’m Trying to Break your Heart”, com uma suave manifestação indicando que reconhecia a música; “Camera” soou diferente da versão de estúdio do aclamado Yankee Hotel Foxtrot, com mais “pegada”; Em “Via Chicago”, Nels e Glenn (guitarrista e baterista) deram muito mais destaque aos solos de bateria e guitarra, criando um belo “caos programado” diversas vezes durante a música (assista abaixo).

Dos poucos momentos de interação entre banda e público, em “Jesus, Etc.” se pode escutar o coro de vozes cantando, ainda que tímido; também em “King of You” houveram palmas sincronizadas com o contrabaixo durante boa parte da canção;

A noite acabou com “Impossible Germany” e também com palmas durante a música, reconhecendo uma das principais músicas da banda e especialmente a novamente impactante performance do guitarrista Nels Cline.

Ao final Nels ainda trocou de guitarra para tocar mais uma música, porém viu seus companheiros de Wilco agradecendo a plateia e deixando o palco. O tempo programado para o show estava de fato terminado (pontualmente às 1h da manhã), porém talvez o publico calado tenha desanimado o restante da banda, já que também não houve bis. Nos outros show da turnê Européia, “The Late Great” é a música que vem em seguida.

O festival

Há 34 anos o Cactus Festival faz uma festa bacana no Minnewaterpark. Se trata de um evento de três dias com artistas locais e internacionais de diversos gêneros. Em 2016, além do Wilco, se apresentaram nomes como Air, Damien Rice, Black Box Revelation, Goat, Laura Mvula e Calexico, entre outros.

Apenas um palco e cinco atrações na sexta-feira, além de outras oito (por dia) no sábado e domingo. Havia uma área de alimentação na entrada, longe do palco e sempre com mesas livres, e também uma imensa oferta de diferentes comidas – até sanduíches de carne de canguru e crocodilo. Um banco oferecia lockers e espaço para carregar o celular gratuitamente. Apesar do amor da Bélgica pelas cervejas, pouco vimos do típico comportamento de bêbado que é comum em aglomerações festivas.

A festa para as crianças também foi grande: além da entrada gratuita (até os 12 anos) ou ingresso por 15€ (⅓ do preço) para as de 13 e 14, elas também “trabalharam” e se divertiram recolhendo todos os copos e garrafas plásticas usadas, que eram trocados por dinheiro dentro do festival.

Veja abaixo algumas fotos do evento:

 

Published by
Gustavo Pelogia