O clipe “Navegantes de Noé”, da canção de Almir Chiaratti parte do disco Bastidores do Sorriso (presente na nossa lista dos melhores de 2015), é uma produção da Jaé Filmes e se inspira em questões existencialistas: de onde viemos, para onde vamos e o que somos.

O simbolismo de Noé, presente no título da música, emana a presença de um criador onipotente no clipe. Tal como na estória bíblica, após um dilúvio que inicia um novo ciclo na Terra, os seres na arca de Noé vagam à deriva em busca de terra firme. De acordo com Almir Chiaratti, esse anseio de um novo início ou de um futuro melhor tem muitos pontos de contato com a vida que levamos hoje em dia.

“Essa imagem do Noé e do dilúvio ficou na minha cabeça e eu tentei fazer essa metáfora com a nossa vida. A gente vive à deriva muitas vezes, em relações que não nos fazem bem, em trabalhos que não gostamos, em condições que não acreditamos poder mudar. Estamos muitas vezes à espera de algo para sermos aquilo que no fundo sentimos que devíamos ser. A música é sobre isso e o clipe navega pelo mesmo lugar”, explica.

Segundo um dos realizadores do vídeo, Thiago Ribas, da produtora Jaé Filmes, o clipe retrata a história de Noé, que possui uma oficina mística em que pinta miniaturas. Cada boneco corresponde a outros personagens, os “navegantes de Noé”, que tem pequenos momentos de suas vidas sendo mostrados ao longo da obra.

“A ideia é mostrar que, na verdade, Noé é o grande responsável pelo que se passa na vida destes personagens, como se estivesse ‘pintando seus destinos’.  Em um dado momento, Noé percebe o quão vazia é sua vida diante de seus ‘subordinados’, se vê aprisionado por seu fardo e, por isso, surta. No surto Noé se pinta com as mesmas tintas que trabalha – agressivamente – lutando pela própria liberdade”, comenta Thiago.

Muito além da estória bíblica, o surto performático de Noé é inspirado na performance de Olivier de Sagazan, presente no filme “Samsara”, de Ron Fricke, usada no clipe para marcar o ponto de virada da personagem.

Diferente do clipe da música “Teu Caminho”, que ganhou prêmios no Brasil e no exterior, o videoclipe “Navegantes de Noé” não conta com a direção de Almir e é, segundo o cantor, um modo de buscar diferentes olhares sobre suas composições.

“Eu queria um clipe mais ficcional, com uma estrutura de filmagem maior que o clipe da “Teu Caminho”, que foi uma das produções mais simples e baratas que já realizei. Tive a intuição de que qualquer coisa que eu fizesse com a Jaé Filmes ficaria com uma finalização bastante interessante. Trocamos algumas referências e eles me apresentaram um roteiro, sugeri a performance para o final é eles compraram a ideia. Foi maravilhoso porque agora eu estou em busca de parcerias criativas, cruzar o caminho da Jaé foi o primeiro passo. Creio que muito aprendizado vem dessas experiências e é uma relação de ganho para ambos os lados”, analisa Chiaratti.

Confira em primeira mão o clipe de “Navegantes de Noé”:

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!