O Ombu é um power trio paulista que toca um rock sossegado, bem de boa.

Os músicos João Viegas (baixo e voz), Santiago Mazzoli (guitarra) e Thiago Barros (bateria) se conheceram durante o colegial, em 2012, e a partir de referências semelhantes criaram o grupo. Lá em 2013, lançaram o EP Caminho das Pedras e o single “Tremolo”, assinado por Henrique Zarate (Gigante Animal e HEZ). Dois anos depois, em 2015, lançaram o EP Mulher, provando que fazem um bom som e vieram pra ficar, e mostrando toda a desenvoltura em diversos shows por São Paulo e outros estados.

Para este ano, os caras preparam o EP Pedro, que foi nomeado a partir de um fã de mesmo nome que sempre pedia música nova à banda, e o TMDQA! em conjunto com o Ombu preparou um “faixa a faixa” exclusivo comemorando o lançamento do novo trabalho, para você ler enquanto ouve no player abaixo.

Bora?

1Sem mais

“Essa é a primeira metade de uma música que chamávamos de “Nova” até algumas semanas atrás. Era uma faixa que tinha uma mudança de intensão marcante bem no meio e quando passamos pela pós, decidimos separá-las. A proposta foi trabalhar a singularidade de cada metade e assim acabou entrando o clarinete e o coro com as crianças nessa primeira parte.”

2Sina

“‘Sina’ é a segunda parte da música “Nova” e, diferente da primeira, ela é bem intensa e ‘pesada’, quase toda instrumental. Na pós produção, decidimos adicionar o sintetizador no final para dar uma impressão de sujeira a mais, como se fosse uma confusão de timbres.”

3Omça

“Foi feita a um bom tempo atrás (alguns anos). A gente tava se preparando para o primeiro show da Omça (Ombu+Raça) e fizemos o instrumental todos juntos (os seis integrantes). Tocamos ela bastante desde então.”

4Calma

“Essa também é antiga, tentamos toca-lá algumas vezes, mas nunca sentíamos que tínhamos chegado lá. Quando começamos a pré-produção do “Pedro”, na casa do Thiago, voltamos a olhar pra ela e fizemos uma releitura. Decidimos dar uma atenção para a construção, aproveitando os espaços que ela tinha. Gostamos bastante do resultado e lançamos ela primeiro como single.”

5Queria

Capa do EP “Pedro”

“Essa música foi uma das quatro que tocamos em nosso primeiro show em 2012, era um esquema de quota de ingresso e conseguimos arrastar uns 15 amigos pra Outs. A faixa conta com vocais do Nego (Thiago, baterista da Ombu e Raça) e do Novato (baixista da Raça) bem graves e uma atmosfera tensa que passa por um fio, cresce e termina.”