Led Zeppelin vence julgamento sobre plágio de “Stairway to Heaven”

Banda estava sendo acusada de "se inspirar" na faixa "Taurus", do Spirit

As coisas não estavam tão fáceis para o Led Zeppelin. Como você deve ter ficado sabendo, há algum tempo a banda vem enfrentando uma acusação de plágio por conta da icônica música “Stairway To Heaven”.

O caso foi a julgamento recentemente, e dentre muitas audiências, a banda teve até que divulgar o quanto havia arrecadado com suas músicas nos últimos 5 anos (R$ 200 milhões de reais!). Acontece que o veredito foi dado essa semana, e o júri encarregado decidiu que o Led Zeppelin é inocente das acusações de plágio. Mas o processo não foi tão simples quanto parece.

A história toda começou quando o grupo Spirit acusou o Zeppelin de plagiar a faixa “Taurus”, presente no primeiro álbum da banda — lançado em 1968. “Stairway to Heaven” só veio a ser composta em 1970, e nesse meio tempo o Led Zeppelin até mesmo dividiu o palco com os membros do Spirit, fazendo diversos shows juntos.

Para piorar a situação da banda, o advogado de defesa do Spirit, Francis Malofiy, chamou vários experts para o julgamento que atestaram que as duas faixas tem “similaridades substanciais… que são memoráveis e únicas”. Malofiy ainda provou que Jimmy Page, que possui milhares de discos em sua coleção pessoal, tem uma cópia do disco do Spirit que contém a faixa “Taurus”, insinuando que o guitarrista poderia ter copiado o riff principal mesmo sem ter percebido.

Porém, o advogado do Led Zeppelin também fez argumentos convincentes. Peter Anderson contou com o depoimento de Lawrence Ferrara, renomado musicólogo, que dizia que, apesar de alguns elementos parecidos, as duas músicas não eram substancialmente iguais. Anderson ainda refutou que os membros do Zeppelin tiveram acesso à música do Spirit, mencionando que o grupo não costumava tocar “Taurus” em seus shows.

O resultado do júri acalmou Page e Robert Plant, que falaram:

Nós estamos gratos pelo serviço de consciência do júri e felizes de que eles julgaram a nosso favor, esclarecendo questões sobre as origens de ‘Stairway to Heaven’ e confirmado o que nós já sabíamos por 45 anos. Nós agradecemos o apoio dos fãs, e estamos animados em poder encerrar esse assunto jurídico.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!