Foto por Marcos Bacon

A 20° edição do Cultura Inglesa Festival, que tem a entrada tradicionalmente gratuita, rolou neste Domingo de Dia dos Namorados (12) lá no Memorial da América Latina, em São Paulo. Neste ano o evento resolveu arriscar no lineup e misturar ritmos bastante distintos no mesmo palco, trazendo como atrações principais os britânicos do Kaiser Chiefs e os brasileiros do Nação Zumbi.

Se o clima frio na cidade, que batia os 10°C, parecia estar ali para afugentar e desanimar a plateia do evento, ele não conseguiu: aproximadamente 20 mil pessoas estiveram no Memorial para assistir aos shows, que contou até com banda de professores e alunos. O Staff Only, atração que abriu o festival e é composta pelos teachers do Cultura Inglesa, fez os ainda poucos presentes pularem e cantarem com covers de clássicos britânicos como David Bowie, Queen, Adele e até Ed Sheeran para os mais novos. O grupo encerrou a apresentação com “Freedom”, de George Michael, e dedicou à canção aos 50 mortos no ataque terrorista do Estado Islâmico a uma boate gay em Orlando. Um grito de liberdade pela diversidade e pelo amor em tempos de guerra.

staff-only-cif

Foto por Maria Tuca Fachin

Os professores, então, deram espaço aos seus pupilos: o Finger Hooks, uma banda formada por alunos da escola, subiu ao palco para tocar músicas autorais e trouxe vários fãs para animar o público ainda um pouco tímido, com direito até a camisetas e adesivos com o logo dos meninos. Durante a apresentação madura e bem executada, o grupo ainda abriu espaço para uma cover de “Use Somebody”, do Kings Of Leon, e deixou o palco ovacionado pela plateia.

finger-hooks-cif

Foto por Cultura Inglesa/Flickr

Nação Zumbi

A primeira das principais atrações do festival subiu ao palco às 17h em ponto e esquentou um pouco mais o clima do público já bem maior em frente ao palco. O Nação Zumbi abriu com a porrada de “Maracatu Atômico”, trazendo o melhor do manguebeat para uma plateia que cantava todas as músicas do grupo em coro. Homenageando o saudoso Chico Science, os caras tocaram “Manguetown” e “Banditismo Por Uma Questão de Classe”, além de covers que surpreenderam o público: Jorge Du Peixe e sua trupe também honraram Bowie tocando “China Girl”, e os Beatles, com uma versão ótima de “Tomorrow Never Knows”. É o mangue marcando presença na Inglaterra.

nacao-zumbi-cif

Foto por Camila Picolo

Kaiser Chiefs

Ricky Wilson, do Kaiser Chiefs, no Cultura Inglesa Festival

Era hora do tão esperado headliner tomar o Cultura Inglesa Festival. O Kaiser Chiefs chegou chegando, sem medo do frio, e abriu a apresentação no Dia dos Namorados com os versos nada românticos do hit “Everyday I Love You Less and Less”. Se você nunca foi a um show dos caras, não espere se decepcionar com falta de animação. Carismático, bem humorado e quase hiperativo, o vocalista Ricky Wilson dança, faz piada, se joga no público, sobe nas pilastras, corre nas passarelas, sobe em caixas de som, sobe na bateria… Não dá pra não querer acompanhar o ritmo do cara. O resto da banda também não deixa por menos. Andrew Whitey, Simon Rix, Nick Peanut e Vijay Mistry orquestram o show com perfeição e deixam claro os 13 anos de experiência.

Entre as divertidas estripulias de Wilson, os caras mandaram hits mais conhecidos como “Everything Is Average Nowadays”, “Never Miss a Beat”, “Ruby” e “I Predict A Riot”, ao lado de músicas mais recentes do álbum Education, Education, Education & War (2014) e da inédita “Parachute”, que foi lançada oficialmente só hoje (ouça aqui) e estará presente no novo disco dos caras. A canção “Oh My God”, com uma pitada de “Na Na Na Na Naa”, foi a responsável por encerrar o ótimo e animado show que conseguiu aquecer o público do Cultura Inglesa Festival, e deixou os fãs já ansiosos para o retorno do Kaiser Chiefs a terras brasileiras.

Nação Zumbi e Kaiser Chiefs no Cultura Inglesa Festival

Foto por Marcos Bacon

E se você curte a banda e quer saber um pouco mais sobre o novo trabalho dos caras, fique ligado no TMDQA!, pois em breve postaremos por aqui a conversa super divertida que tivemos com o KC durante a passagem do grupo por São Paulo!

Confira abaixo a galeria de fotos do 20° Cultura Inglesa Festival pelo fotógrafo Marcos Bacon:

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!