Steven Tyler, do Aerosmith

Falar sobre o excêntrico e divertidíssimo Steven Tyler sempre foi sinônimo de falar sobre o Aerosmith, desde tempos imemoriais.

Ultimamente, porém, as coisas têm sido diferentes. O vocalista se prepara, pela primeira vez em décadas, para se dissociar um pouco de Joe Perry e companhia e se lançar em nova carreira solo.

Falando com a Rolling Stone Country (sim, isso existe) em uma recente conferência de imprensa, Tyler anunciou que seu primeiro álbum, We’re All Somebody From Somewhere, será lançado no dia 15 de julho, sendo que a turnê – chamada Out On a Limb, já começa no dia 02.

O álbum será produzido pelo próprio Tyler, junto a um seleto time de grandes figuras da cena americana – como o mestre roots T-Bone Burnett e uma série de renomados compositores de hits como Dann Huff, Jaren Johnston e Marti Frederiksen.

Ao todo haverá 15 músicas novinhas, incluindo os mais recentes singles “Love Is Your Name” e “Red, White and You”. Aos fãs de longa data do Aerosmith, uma surpresa: ao que consta haverá, também, uma versão mais “dark e country” de Janie’s Got a Gun. Sensacional, não?

Steven realmente levou a sério essa história de abraçar a música country e se enfurnou, durante uns bons tempos, no centro da música country americana – Nashville, escrevendo músicas ao lado dos compositores Chris DeStefano, Rhett Akins, os Irmãos Warren e Hillary Lindsay.

E parece que os tempos no sul deixaram marcas “irreparáveis” no cantor. Ele diz:

“Eu acredito que todos vocês vão escutar esse negócio e irão concordar comigo que ele caiu dos céus,” ele diz.

 

“E eu não tive nada a ver com isso – foi Nashville! Existe uma magia tão grande nessa cidade e escrever com todas essas pessoas.”

 

Homem do campo

Steven lembra a todos que ele foi criado “na roça”, em New England, e cresceu ouvindo the Everly Brothers (veja o vídeo no final da matéria).

Segundo o próprio, ele levou às últimas consequências essa oportunidade de fazer a música mais autêntica possível, mantendo as gravações bem cruas e insistindo em fazer o mínimo possível de takes – ao mesmo tempo usando e abusando de clássicos elementos do estilo, como steel guitar, bandolins e, claro, grandes melodias.

Ainda toca muita coisa com melodia na música country atual. Eu tenho uma grande obsessão com melodias, procuro pensar. Eu sou louco com isso. Então, graças a Deus que eles ainda estão tocando no country, e eu acho que as pessoas ouvirão músicas como ‘Only Heaven’ e ficarão bem surpresas.

A turnê de Tyler passará por 19 cidades dos Estados Unidos e contará com a abertura da banda Loving Mary – de Nashville. Sobre o nome da turnê, “Out on a Limb”, expressão da língua inglesa que remete a se aventurar, o astro diz que é a maneira perfeita de descrever seu novo caminho no momento e até sua visão de vida de uma forma geral.

 

Eu tenho essa paixão louca e amor pela vida, e eu estou sempre falando fora de hora e fora disso, fora daquilo. As pessoas vão dizer: ‘Você está viajando.’

‘Bem, isso é ótimo. Eu prefiro estar viajando do que no lugar que você está agora,’ eu diria para essas pessoas.”

 

O show será composto por músicas de toda a carreira de Steven, incluindo desde as primeiras composições com o Aerosmith até os materiais mais recentes. Seguindo à risca a proposta de emular a simpática atmosfera interiorana, Steven não só cantará como contará aos fãs casos sobre as músicas e como elas surgiram – tanto as clássicas quanto as novas. De fato, as apresentações ocorrerão em teatros de pequeno a médio porte, justamente para propiciar esse contato mais pessoal e intimista com a audiência.

“A última vez que fizemos shows pequenos foi no final da primeira turnê do Aerosmith, em torno de 81, 82, 83,” ele relembra.

Nós começamos a decolar, a banda começou a acontecer… mas eu sempre adorei esses shows. Eu até os prefiro. Eu gosto de olhar a plateia e enxergar todo mundo de perto, ao contrário de uma plateia de 20.000 pessoas. Eles colocam as grades e ficam empurrando todo mundo pra trás. Eu fico tipo:  ‘Que merda. Eu não consigo ver ou sentir as pessoas.’

“É uma coisa bem intimista tocar em shows menores, fica mais pessoal,” ele continua.

Eu acabo conversando com as pessoas de perto, fico dizendo a elas como a indústria fonográfica é um caminho sujo e materialista (risos). Converso também sobre onde arrumo inspiração para as músicas e, finalmente, toco faixas que não podíamos por não ter lançado o álbum ainda

 

Ao final, Tyler confirma sua paixão pelo novo estilo e se mostra bem animado com os próximos capítulos – assim como sua nova casa. Na verdade, ele revela que realmente comprou uma casa em Nashville e pretende ficar.

‘Essa cidade ainda tem a paixão pela música,’ ele diz. ‘Ela respinga como num favo de mel, e eu estou nele, atolado até o pescoço. Eu vou ficar aqui.’

Boa sorte ao tio Steven. O Aerosmith, por outro lado, já avisou que a próxima pode ser a última turnê que, inclusive, passa pelo Brasil em Outubro, veja aqui.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!