Butch Vig

Ficar parado nunca foi a onda de Butch Vig.

Nos últimos 30 anos, ele vem produzindo alguns dos maiores nomes do rock alternativo, incluindo discos do Foo Fighters, Green Day, Sonic Youth, The Smashing Pumpkins e, claro, o álbum que, em suas próprias palavras, “mudou sua vida para sempre” – o Nevermind, do Nirvana.

Com a exceção de um hiato de 7 anos no final da década de 90, todos os momentos em que não esteve atrás da mesa de controle ele gastou fazendo música com seus colegas do Garbage.

Em uma nova entrevista realizada com a Fast Louder, o influente músico e produtor conversou sobre o lançamento do novo álbum da banda, Strange Little Birds, assim como o aniversário de 25 anos de Nevermind – a serem completados em Setembro.

Vig diz que tem fé e acredita que haverá outros artistas que terão o mesmo impacto cultural que o Nirvana teve:

Eu acho que é possível. Não seria a mesma coisa, óbvio, porque as pessoas não irão comprar 20 milhões de discos mesmo se chegasse alguém com o disco mais incrível. Mas eu acho que, de um ponto de vista cultural, quando o Nevermind saiu ele teve o timing perfeito. Ele falou com uma geração de jovens fãs de música que não entendiam onde estavam na vida. E de alguma forma, Kurt falou com eles – da mesma forma que Bob Dylan falou, e da mesma forma que John Lennon falou.

Vai haver uma outra banda que irá lançar um registro como Nevermind. Um outro artista. Pode ser um cantor de hip-hop folk. Pode ser um músico de jazz. Não existe uma forma de saber. Alguém tem que escrever um disco que é poderoso e conversa com a cultura vigente sobre o que está acontecendo no mundo. E eles têm que escrever músicas realmente matadoras. Se você escrever músicas matadoras, você pode ser tão grande quanto o Nirvana.

Ele continua:

E essa é a maneira como a música sempre foi – é sempre em ciclos, sabe. Quando alguém fica realmente popular, acaba alcançando uma alta exposição e muitos seguidores. Aí algo novo aparece, bem como o Nirvana em 91, e arrebenta com tudo e todo mundo meio que passa a se mover numa nova direção. Se eu soubesse qual a próxima direção, acredite, eu estaria tentando um contrato com alguns novos artistas agora. Eu não sei o que será mas haverá algo novo rolando em breve.

Ao final da entrevista, ele aconselha as novas bandas:

É muito difícil aparecer com um novo som. É quase impossível aparecer com um novo som – um som novinho em folha – em qualquer estilo de música que você estiver. Então eu acho que o que você pode fazer é olhar para todos esses diferentes estilos de música e pegar o melhor de cada um deles, juntá-los e tentar fazer algo que soe novo, e eu acho que é isso que muitos da nova geração estão fazendo.

Palavras do mestre.

Outro veterano que também comentou sobre o rock e seus “ciclos” foi Serj Tankian, do System of a Down, em entrevista realizada por nós mesmos, relembre aqui.

Ah! Nós fizemos uma ótima entrevista com o próprio Butch Vig, também, veja aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!