Bakersongs no Sofar

Uma sala de estar, músicos e uma plateia. Todos se descobrindo ao mesmo tempo em uma performance intimista. Este é o conceito do Sofar, um projeto criado em Londres há seis anos e que acontece em 249 cidades pelo mundo – incluindo 8 no Brasil.

Para ir a um show é preciso apenas registrar-se no site e pedir entradas para uma data na cidade desejada. Caso o evento ainda não esteja cheio, dentro de alguns dias uma confirmação é enviada por email. Duas noites antes do show acontecer, o endereço é revelado. As performances acontecem durante o dia ou noite e sempre acabam antes das 22h30.

A experiência

O Diário de Palco esteve presente no domingo (2) de Maio do Sofar Amsterdã. A tarde começou às 13h, com o show da holandesa Eva Almagor. O publico atento descobria a música dela na hora, já que o line-up também é secreto. Cada show rola por cerca de uma hora, com intervalo de 20 minutos antes da apresentação seguinte.

Em seguida quem tocou foi Bakersongs, de Utrecht, também da Holanda. Durante a apresentação solo, o músico conversou com o público sobre a história das composições e de sua vida pessoal. A sala de estar que recebeu o evento era no centro da cidade e os visitantes foram recebidos com sanduíches e biscoitos de graça.

Organização dos shows

De acordo com a equipe do Sofar, eventualmente músicos de maior expressão tocam, porém os line-ups continuam secretos. Sejam salas, quartos, sótãos, porões ou terraços, o evento sempre tem música acústica ou com pegada leve, já que a intimidade da apresentação é primordial.

Além disso, os locais também são oferecidos por voluntários, que oferecem suas casas ou espaços privados. O respeito pelos vizinhos é primordial e o Sofar se responsabiliza por eventuais danos na propriedade. A limpeza também é de responsabilidade plataforma. Como audiência, levar sua própria almofada para sentar no chão, comidas e bebidas são sugestões dadas pela produção.

Como pagamento, cada artista recebe um vídeo da apresentação e pode colocar seu merchandising à venda. Do público é pedida uma doação espontânea no intervalo dos shows. Abaixo você pode assistir o vídeo do Guaiamum, que tocou no Sofar São Paulo em julho de 2015 e foi a inspiração para esta pauta.

Cinco cidades recebem o evento regularmente na Holanda e tem equipes locais que trabalham em cada um. Em Amsterdã o Sofar acontece entre uma e duas vezes por mês, recebe entre 300 e 400 pedidos de ingressos e concede entre 50 e 80, dependendo da capacidade de cada local.

​No Brasil atualmente as cidades de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Florianópolis, Salvador e Porto Alegre recebem eventos da plataforma.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!