MIMO Festival 2016

O MIMO Festival, que por 13 anos consecutivos tem percorrido cidades históricas brasileiras, é famoso por ser o maior festival de música instrumental do país, através de sua programação gratuita, trazendo artistas nacionais e internacionais que performam em patrimônios históricos.

Em sua edição de 2016, inicia-se a internacionalização do festival e a cidade de Amarante, próxima a Porto (Portugal) foi a escolhida para ser a primeira a sediar o evento fora do Brasil, contando com mais de 33 concertos, filmes dedicados à cinematografia musical e encontros com artistas renomados mundialmente.

Pat Metheny & Ron Carter, o brasileiro Tom Zé e o malinês Vieux Farka Touré são as primeiras atrações anunciadas, e tocarão em alguns patrimônios culturais, como as Igrejas de São Gonçalo e São Pedro, o Museu de Amadeo de Souza-Cardoso, o Parque Ribeirinho junto ao Rio Tâmega, o Centro Cultural (antiga cadeia), a Casa da Portela e a Sala Teixeira Pascoaes, que receberão uma iluminação já própria do festival, valorizando sempre a arquitetura local.

Na parte de cinema, teremos um especial de 80 anos do artista brasileiro Tom Zé, além de uma exibição dos melhores filmes apresentados no último ano do festival, e de uma mostra que reúne produções inéditas de diversas partes do mundo.

A ideia de levar o festival a Portugal vem desde 2013, segundo Lu Araújo, criadora e diretora-geral da MIMO:

“Portugal está intrinsecamente ligado ao MIMO Festival, a partir da realização de concertos e outras atividades em espaços marcados pela colonização portuguesa. A cultura luso-brasileira faz parte do conceito estético do MIMO desde a sua criação. Por isso, quando pensamos em internacionalizar o festival, Portugal foi o primeiro país para onde quisemos ir. A ideia surgiu em 2013 e começou a ganhar forma há um ano e meio com o apoio de nossos parceiros e sócios”

A primeira edição do MIMO Festival fora do Brasil ocorre em Amarante, entre os dias 15 e 17 de Julho. Para mais informações, acesse o site oficial. Confira abaixo o vídeo promocional, que traz uma bela demonstração do tradicional festival.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!