Laura Jane Grace

Essa semana Bruce Springsteen e Ringo Starr cancelaram shows no estado americano da Carolina do Norte em protesto contra a lei anti-LGBT chamada HB2 (House Bill 2). Aprovada recentemente, ela proíbe pessoas transgênero de utilizar banheiros públicos de acordo com a sua identidade de gênero. Ou seja, uma mulher transexual não pode usar um banheiro feminino, por exemplo. Essa lei afirma ainda que donos de estabelecimentos comerciais podem se recusar a atender pessoas LGBT por motivos religiosos e, em todos os casos, LGBT não podem recorrer à justiça. Sim, é isso mesmo que você leu!

Ao cancelar sua apresentação na Carolina do Norte, o beatle Ringo Starr chamou essa lei de “odiosa” e de “fanatismo”. “Algumas coisas são mais importantes que um show de rock”, argumentou.

A vocalista do Against Me!, Laura Jane Grace, uma mulher transgênero que fez seu processo de redesignação sexual em 2012, resolveu fazer o contrário dos colegas músicos, apesar de admirar a posição deles enquanto homens brancos, cis, heterossexuais, ricos e que tem visibilidade. “Boicote é uma atitude louvável,” disse ela. No entanto, enquanto mulher trans não acha que caiba o boicote no seu caso. Ela decidiu que vai fazer seu show também como forma de protesto.

“O que me motiva é a solidariedade com as pessoas de lá que são contra isso ou que são trans; elas não podem boicotar seu próprio estado,” explicou. “Elas ainda têm que ir trabalhar e ir às compras e geram impostos. Isso é ainda mais importante pra mim, ir lá e ser vista como uma pessoa trans, eu uso todos os recursos que tenho pra chamar atenção para isso e tento indicar uma direção correta para as pessoas de como ajudar a mudar. Essa lei fará com que as pessoas trans sintam medo.”

Laura Jane Grace considera a HB2 perigosa ao criar um alvo nas pessoas transexuais. “Quando você se sentir alvo como uma pessoa trans, a tendência natural é se esconder. Mas a visibilidade é mais importante do que nunca,” disse.

O Against Me! vai se apresentar no estado no dia 15 de maio e todos os lucros obtidos com o show serão doados à Time Out Youth, uma organização LGBT sediada em Charlotte. A apresentação tem tudo para ser memorável.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!