Estudo aponta que assistir a shows reduz os níveis de estresse

Podem comemorar! A boa notícia é que você, que usa suas economias para gastar aquele preço amigável em shows, que curte todo ano festivais como o Lollapalooza e sonha com um Glastonburry e um Coachella, sim, você, aventureiro que enfrenta todos os perrengues possíveis para ver seu ídolo de perto, tem seu nível de estresse reduzido durante apresentações ao vivo, como aponta recente estudo britânico.

Os pesquisadores estudaram 117 voluntários em dois shows do compositor Eric Whitacre – um no Gloucester Catherdral e o outro no Union Chapel, em Londres. Segundo o jornal The Telegraph, os cientistas testaram amostras de saliva antes e depois dos voluntários no evento para medir os níveis de hormônios produzidos pelo corpo humano durante o estresse físico ou psicológico, e o resultado foi inesperado.

“Os voluntários forneceram amostras de saliva antes e depois de uma hora das apresentações. Ao testar o nível de Cortisona e Cortisol, os pesquisadores registraram unanimidade nas reduções das segundas amostras.”

De acordo com o pesquisador Daisy Fancourt, do Centre for Performance Science, “esta é a primeira evidência preliminar de que assistir a um evento cultural pode ter impacto na atividade endócrina”.

A pesquisa ainda acrescentou que requisitos como idade, gosto musical ou familiaridade com a música executada não foram levados em consideração para as mudanças biológicas observadas. No entanto, limitaram-se a músicas clássicas, instrumentais e mais calmas, prometendo futuros estudos relacionados a diferentes eventos culturais.

No fim das contas, independente do seu gosto musical, o estresse proporcionado por horas na fila pra encarar uma grade, muita lama e empurrões de fãs mais descontrolados valem o desestresse durante o propriamente dito show. Um hip hip hooray pra música, nossa fiel escudeira de anos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!