Vanguart - Muito Mais Que o Amor Ao Vivo

A pessoa que teve a ideia de criar um palco centralizado entre arquibancadas, para que bandas ficassem circundadas pelos fãs durante apresentações, no Auditório Adoniran Barbosa do Centro Cultural São Paulo, merece um prêmio. Para um show do Vanguart, o cenário é perfeito para as interações criadas entre banda e público na execução de cada música. Para a gravação do DVD, parte da turnê Muito Mais Que o Amor, dirigido por Ricardo Spencer, caiu como uma luva. Seja o cenário, a iluminação, a presença e acompanhamento maciço dos fãs ao redor da banda ou o jogo de imagens cuidadosamente capturadas, o DVD se mostra uma grande obra com as melhores canções do grupo.

Não é para menos. As 19 faixas escolhidas para compor o trabalho marcam diversas fases da obra da banda do Mato Grosso, que desde 2002 aparece cá e lá com grandes canções para acalentar nossas almas. É o caso de “Estive”, do último trabalho, de 2013, que abre o DVD, assim como de “Cachaça”, do primeiro disco, num já longínquo 2007.

E é assim com todas as faixas que misturam uma série de instrumentos, a experiência de grandes músicos amando o que estão fazendo juntos, a interação com o público que está praticamente no palco para a execução de cada música, cantando em um coro que completa a trama e na beleza do cenário à meia luz, que dá o tom perfeito para o indie-folk do Vanguart.

Mas há uma surpresa que deixa a finalização do trabalho ainda mais bela. A narrativa de poemas diversos, todos escritos por Hélio Flanders feita por diferentes convidados, em cenários que casam perfeitamente com os poemas que encontram os ouvidos e os olhos de quem assiste a obra. Os convidados para a narrativa foram Danielo GrangheiaDebora RebecchiDarilia LilbéThiago PethitCida Moreira que com seus sotaques, respiros, suspiros e faces, deram brilho aos poemas de Flanders e adicionaram mais beleza ao DVD, um trabalho já cheio dela.

Com “Eu sei onde você estᔓMeu Sol”, “…Das Lágrimas”“Para Abrir os Olhos” “Mi Vida Eres Tu” até assustei quando ouvi “Semáforo” O primeiro grande single do Vanguart deixou de ser uma referência aos ouvidos de quem se acostumou a ver tanta coisa tão boa ou melhor que a primeira canção que estourou por aí. O trabalho inteiro é uma pequena grande obra, nascida do coração da banda para todos os admiradores. Que encantará tantos quanto forem tocados pela beleza desses versos, ora narrados, ora cantados, por Flanders e companhia.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!