8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

ATUALIZAÇÃO: essa lista foi publicada originalmente em 2013, mas com a “sublime” apresentação de Nick Jonas no Country Music Awards, resolvemos resgatá-la e atualizar seus vídeos.

Veja o vídeo de Jonas, bem como de outros músicos que não se dão bem com guitarras e outros instrumentos logo abaixo.

Como bons fãs, costumamos defender nossos ídolos até o fim. Por isso mesmo, essa lista deve gerar polêmica.

Mas a verdade é que, mesmo funcionando bem coletivamente, algumas bandas têm integrantes que sofrem quando tentam atacar em um instrumento que não é seu forte.

Em outros casos, porém, os músicos simplesmente não são tão bons assim. Mas tudo bem, o resultado final é o que importa e, muitas vezes, é bem melhor do que só aquele músico ruim.

Fred Durst

Fred Durst posta novo vídeo do limp bizkit

Goste ou não de Limp Bizkit, o fato é que Fred Durst e uma guitarra não combinam. Ponto final. E ele cravou o último prego de seu caixão quando resolveu fazer um solo que pode ser considerado um dos piores da história do rock. Duvida?

Assista aqui embaixo então:

Lil Wayne

Lil Wayne é o músico mais "boca suja" segundo pesquisa da Deezer

Para competir com a proeza de Durst, só mesmo um rapper dando uma de roqueiro. Lil Wayne resolveu mostrar suas garras com uma guitarra na mão, resultando em um fiasco total. Ele faz mais pose na guitarra do que toca propriamente, e quando toca, não dá pra entender absolutamente nada do que ele está fazendo.  É de chorar!

 

Courtney Love

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

Courtney Love fez história com o Hole e se tornou uma as figuras mais polêmicas e controversas do rock. Em meio a um casamento tumultuado com Kurt Cobain, problemas com drogas e desentendimentos com os ex-integrantes do Nirvana e até com a própria filha, muitas vezes os talentos musicais de Love foram deixados de lado.

Mesmo após retomar o Hole, ou em carreira solo, Love nunca se deu muito bem com sua guitarra. Ela aprendeu a tocar sozinha e nunca foi além do conhecimento básico necessário para fazer suas músicas. Rolam até boatos de que, na verdade, Courtney não toca e nem escreve nada, e outra pessoa faz esse trabalho para ela levar os créditos.

Com todas essas polêmicas, unidas a total falta de afinidade com o instrumento, Courtney Love constantemente desaponta ao vivo. Um bom exemplo disso é a apresentação do Hole no SWU de 2011. Decepcionante.

 

Bono

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

Apesar de ser dono de uma das vozes mais reconhecidas do mundo, Bono não é considerado um grande cantor. O próprio apelido surgiu pelo fato do artista não ser o melhor nos vocais.

Mas o tempo ajudou e Bono logo descobriu a melhor maneira de adequar suas músicas a sua voz. Além disso, sua habilidade como letrista compensa suas possíveis desafinadas.

O problema vem mesmo quando ele resolve tocar uma guitarra ou violão. Esse definitivamente não é o forte de Bono e seus companheiros de banda não gostam nem um pouco. Mas mesmo assim, Bono insiste em tocar violão durante as apresentações do U2, e deixa todo mundo de cabelo em pé quando o faz. O jeito, como o próprio já disse em entrevistas, é o deixar dar uma palhinha, mesmo que mal dê para ouvir.

 

Meg White

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

Tem quem diga que Meg White não é uma baterista de verdade. Seu jeito infantil e simples de tocar deixam em dúvida até os fãs mais fervorosos do White Stripes.

Ela não tem técnica e às vezes parece que simplesmente começa a bater aleatoriamente nos tambores, sem se preocupar com o som que vai sair de lá. Mas há quem defenda a maneira de Meg tocar. Dave Grohl já saiu em sua defesa, e Jack White chegou a dizer em uma entrevista que Meg White “inspira as pessoas a saírem batucando em pratos e panelas”.

Se isso é uma qualidade ou não, é discutível. Mas, após o fim do White Stripes, Meg aposentou as baquetas, que não funcionam tão bem sem a companhia da guitarra de Jack.

 

Dee Dee Ramone

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

Dee Dee começou a tocar guitarra aos 12 anos. Mas mesmo começando cedo no instrumento, nunca o dominou de verdade. Dee Dee não conseguia nem tocar e cantar ao mesmo tempo. Para não se complicar ainda mais, pulou para o baixo e foi escrever as músicas dos Ramones.

Apesar de não envolver um instrumento, Dee Dee ainda teve outro revés com a música quando resolveu se tornar rapper. A carreira, obviamente, não deu certo e ele voltou as suas origens. Mas, felizmente, continuou deixando a guitarra de lado.

 

The Shaggs

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

As irmãs Dorothy, Betty, Helen e Rachel Wiggin se reuniram em 1968 para formar uma banda, simplesmente por insistência do pai, que achava que elas se tornariam estrelas.

Mas a verdade é que nenhuma levava jeito para a coisa e o resultado é um único disco, Philosophy of the World, e a fama de uma das bandas mais esquisitas da história. Sem sincronia, sem conhecimento e sem afinidade com os instrumentos (cada uma parecia estar tocando uma música diferente), a banda nunca conseguiu ir pra frente. Tem quem ache até que a banda soa melhor de trás pra frente (veja o segundo vídeo).

Mas o The Shaggs atingiu certa fama, e grande parte, por conta de seus fãs famosos. Kurt Coubain disse inúmeras vezes que ouvia o grupo e Frank Zappa chegou a dizer que as meninas eram “melhores que os Beatles”. Gosto é gosto né?

 

Sex Pistols

8 artistas que não são muito bons em seus instrumentos

Sid Vicious entrou para o Sex Pistols sem mesmo saber tocar baixo. Os outros integrantes também pouco dominavam os instrumentos. Mas era fácil compensar isso com a atitude punk e as letras de protesto, que foram o principal motivo do grupo ter ganhado tanta importância.

O melhor músico da banda, Glen Matlock, não durou muito e logo saiu para dar lugar a Vicious. E há quem diga que foi justamente por ter mais técnica que o resto da banda que ele foi dispensado. Mesmo assim, a maior parte do baixo de Never Mind The Bollocks, Here’s the Sex Pistols foi gravada por ele.

Fato é que, mesmo não sendo tão bons em seus instrumentos, fizeram história na música e se tornaram uma das maiores bandas de todos os tempos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!