Ser uma das maiores lendas da música não significa que você irá agradar todo mundo, e um grande exemplo disso é Iggy Pop, que revelou nunca ter gostado do Led Zeppelin.

Apesar de estarmos acostumados com as ácidas críticas do cantor, que já xingou o U2 pelo álbum da banda que invadiu o iTunes de todo mundo e chamou o The Clash de “falsos hippies”, a opinião de Iggy sobre o Led Zeppelin veio em forma de uma carta de 1995 enviada à revista Plazm, que só foi revelada recentemente. Além de alfinetar o lendário grupo, ele ainda criticou o folk rock, o heavy metal, Hollywood e os Estados Unidos. Leia abaixo, na íntegra, o interessante desabafo de Iggy Pop:

VARSÓVIA

PHLASH: nação de anões

As artes nos Estados Unidos hoje estão acima de tudo. Artistas de sucesso vivem como deuses. Eles são remotos e inúteis. A pintura e a escultura geralmente variam entre tímidas e bonitas a incompreensíveis e enormes. Todo mundo está cansado disso, mas é exatamente o que seus patronos merecem. Essas pessoas são corruptas e frígidas. A América é hoje uma nação de anões liderada por anões. Os anões são pequenos e normais. Os anões são pequenos e deformados. A doença vem de cima para baixo.

A “música” é principalmente uma repetição dos anos 60 e 70, por exemplo o Led Zeppelin, que eu nunca gostei em primeiro lugar. Também, o folk rock está de volta como “música alternativa”. Me poupe. As bandas vestem essa bagunça em várias roupas estilosas e adotam uma postura “política” para codificar um cadeado no pertencimento social, que pode ser aberto através da compra de uma combinação de produtos, especialmente os deles próprios, mas nenhum deles tem uma foda sequer a dizer.

Eu odeio o culto insano às top models nojentas e eu detesto positivamente os anúncios da Calvin Klein e toda essa escola de fotografia. Não é bonito. Nossos deuses são idiotas.

Há contínuos movimentos de “choque e raiva” nas artes de palco conceituais, mas eles estão divertindo alguém? Eles apresentam sujeira, morte e ódio de si mesmo como moda. Eu os entendo, entretanto. As pessoas estão perdidas e frustradas e sem qualificação alguma.

Nosso país é estúpido e degenerado. Ninguém está aqui. As pessoas estão morrendo de fome. Ninguém fala com você. Ninguém comenta. Você está cortado. Ninguém é hétero. Idiotas de TV. Uma revolução está chegando, e em reação, um homem forte surgirá. Tudo é uma merda. Não me incomode.

Eu odeio tudo. Heavy metal. Filmes de Hollywood. SCHPOLOOGY! YeHEHCHH!

– Iggy Pop

Apesar de tudo, como você pode ver na foto que ilustra esta matéria, Iggy posou bem feliz ao lado de Jimmy Page, guitarrista do Led Zeppelin, em 2014. Será que mudou de ideia?

Carta de Iggy Pop sobre Led Zeppelin

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!