Morre Tony Dyson, criador do robô R2-D2 de

O professor britânico Tony Dyson, responsável pela criação do robô R2-D2, da primeira trilogia Star Wars, foi encontrado morto em sua casa em Gozo, uma ilha localizada no mar Mediterrâneo.

A polícia localizou o corpo após um vizinho ligar quando percebeu que a porta de sua casa estava aberta. Dyson tinha 68 anos e acredita-se que a causa da morte foi natural.

Tony Dyson

Visualmente, o design dos robôs R2-D2 foi criado por Ralph McQuarrie, mas foi Dyson – dono da White Horse Toy Company – que encarregou-se de fazer todas as oito versões do robô para a trilogia original da saga. Esse período, que levou cinco meses, foi descrito por ele como uma das épocas mais empolgantes de sua vida. Dois dos modelos foram criados para que o ator Kenny Baker pudesse estar dentro. Outros quatro eram guiados por controle remoto.

Mas não foi só com o Star Wars que Tony trabalhou. Superman 2, Dragon Slayer e Moonraker também contaram com o designer. Para o Moonraker, foram criados 36 armas a laser. Ele também criou o malvado robô Hector, do filme Saturn 3 de 1980.

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!