VINYL: série da HBO produzida por Martin Scorsese e Mick Jagger
 

No dia 14 de Fevereiro nós, brasileiros, teremos a oportunidade de assistir ao resultado de um encontro entre dois grandes mestres da arte: Mick Jagger e Martin Scorsese.

Os dois se juntaram a Terence Winter (The Sopranos, Boardwalk Empire) como produtores executivos de uma nova série chamada Vinyl, que fala sobre a música dos anos 70 de um ponto de vista bastante particular.

A história é contada em torno de Richie Finestra (Bobby Cannavale), um executivo da gravadora American Century Records que não quer que a empresa seja vendida para um grupo alemão após deixar de ser a líder no mercado fonográfico. Ao tentar salvar sua gravadora, Finestra tem que lidar com problemas pessoais, o vício em drogas e cuidar de sua família, e é aí que a trama fica interessante.

Mostrando gêneros que estavam em alta em uma das décadas mais marcantes da história da arte, Vinyl conta com a visão de quem estava lá para criar uma nova série original da HBO que nos dá uma ideia de como as coisas aconteciam na indústria da música. Para salvar seu selo, Richie vai atrás do que está rolando de novo no cenário musical e embarcamos em uma viagem pelo descobrimento de novos artistas.

No elenco aparecem nomes como Olivia Wilde, June Temple, Ray Romano, James Jagger e o já citado Bobby Cannavale, e o primeiro episódio, com duas horas de duração, foi escrito por Winter e dirigido por Martin Scorsese.

A estreia de Vinyl no Brasil acontece no dia 14 de Fevereiro à meia-noite.

1973 na música

Para se ter uma ideia do que rolava no mundo da música em 1973, ano em que a primeira temporada da série da HBO se passa, listamos abaixo alguns acontecimentos do período:

– Mick Jagger tem visto para o Japão rejeitado por conta de condenação por drogas, impedindo que o Rolling Stones toque no país.

– O especial “Aloha From Hawaii”, de Elvis Presley, bate recorde ao ser exibido para 40 países no mundo todo.

– KISS faz o primeiro show de sua carreira em Nova York.

– David Bowie desmaia após exaustão em show no lendário Madison Square Garden, em Nova York.

– Pink Floyd lança o álbum clássico “The Dark Side Of The Moon”.

– Duas coletâneas dos Beatles são lançadas.

– Led Zeppelin embarca em turnê pelos EUA e bate recorde dos Beatles para maior público em um show com 56.800 pessoas em Tampa, na Flórida.

– David Bowie aposenta o personagem Ziggy Stardust.

– Queen lança seu disco de estreia.

– The Who lança o elogiadíssimo álbum Quadrophenia.

– A lendária casa de shows CBGB abre em Manhattan, Nova York.

Bandas formadas

Em 1973 são formadas as seguintes bandas:

AC/DC em Sydney, na Austrália
KC And The Sunshine Band na cidade de Hialeah, Flórida, Estados Unidos
KISS e Television em Nova York, Estados Unidos
Los Lobos e Quiet Riot em Los Angeles, Estados Unidos
Stillwater em Warner Robins, Estados Unidos

Novos álbuns

Em 1973 as seguintes bandas lançaram novos álbuns:

– O Aerosmith surgiu com seu primeiro disco de estúdio, homônimo, já emplacando a clássica “Dream On”.

– O Beach Boys lançou seu décimo nono álbum, Holland, gravado na Holanda em um estúdio reconstruído enviado da Califórnia.

Johnny Cash lançou seu quadragésimo quarto disco de estúdio na forma de Any Old Wind That Blows, com canções como a faixa título e “If I Had A Hammer”.

– O Deep Purple lançou o álbum Who Do We Think We Are, gravado em Roma e com Ritchie Blackmore, Jon Lord, Ian Paice, Ian Gillan e Roger Glover na formação. A capa foi feita por John Coletta.

– O Bee Gees lançou seu décimo primeiro disco com Life In A Tin Can. Para o disco, a banda se mudou da Inglaterra para Los Angeles.

Elvis Presley não lançou apenas um, como dois discos em 1973: Elvis em Julho e com canções como “Fool” e uma versão para “Don’t Think Twice, It’s Alright” de Bob Dylan e Raised On Rock em Outubro.

– Outro que lançou dois álbuns em 73 foi Alice Cooper, com o clássico Billion Dollar Babies e Muscle Of Love. O primeiro é considerado por muitos o melhor trabalho do músico e bateu recorde de vendas quando foi lançado.

– Um dos discos mais importantes da história da música, The Dark Side of the Moon, do Pink Floyd, foi lançado em 1973.

– Outro clássico do rock and roll, Houses Of The Holy, foi lançado pelo Led Zeppelin em 1973, e foi o primeiro disco da banda a ter apenas canções originais.

– A banda Fleetwood Mac também lançou dois discos, Penguin e Mystery To Me no ano de 1973.

– Uma das maiores bandas da história dos Estados Unidos, The Eagles, lançou seu segundo disco naquele ano. Desperado tinha canções como a faixa título e “Tequila Sunrise”, que se tornaram verdadeiros hinos da música nos anos 70.

– A estreia do Queen se deu em 1973 com um álbum homônimo que misturava hard rock e heavy metal.

– Outros nomes que também lançaram discos, singles ou coletâneas em 1973 são The Byrds, The Jackson 5, Jefferson Airplane, Carpenters, Yes, Nazareth, Grateful Dead, ZZ Top, Stevie Wonder e Eric Clapton.