Matt Daniels, do Polygraph , encabeçou uma pesquisa com a finalidade de definir quais bandas seriam consideradas do gênero musical “punk” de acordo com as massas. Para isso, ele reuniu dados de mais de 3000 playlists públicas do Youtube e Spotify que tivessem a palavra “punk” em seus títulos. Outras listas intituladas com nomes de gêneros musicais relacionados de alguma forma com o punk também foram catalogadas para meios de comparação.

De certa forma surpreendente, o resultado mostra que o blink-182 é o grupo que mais aparece nas playlists com a palavra “punk”, marcando presença em 45% delas. A banda é seguida de Green Day (45%), The Offspring (39%), Sum 41 (35%) e Rise Against (34%), claramente evidenciando que para o público em geral, o gênero e seus principais expoentes diferem muito do que poderia ser imaginado décadas atrás. Entre as bandas mais antigas, os Ramones aparecem em 22% das listas, Misfits em 19%, The Clash em 19% e Sex Pistols em 16%.

Os resultados da pesquisa para os outros gêneros relacionados (hardcore, emo, pop-punk, post-punk e etc.) foram apresentados da mesma forma. Ainda é possível ver em qual categoria dessas um determinado grupo se encaixaria de acordo com as playlists. É bom lembrar que as conclusões não levam em conta definições históricas ou críticas. Você pode ver todos os gráficos interativos clicando aqui.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!