É bem provável que você conheça e até seja familiar com o nome Ramones. Celebrados como pioneiros da cena punk rock dos Estados Unidos, eles ajudaram a definir o estilo e foram uma das maiores influências do movimento nos anos 1970. Mas, afinal, quanto você sabe a respeito dessa icônica banda?

O site Dying Scene publicou uma lista com 10 curiosidades a respeito da banda e a gente as traduziu aqui para você.

Veja na sequência.

1. Todos os membros dividiam o sobrenome Ramone, apesar desse não ser o sobrenome real de nenhum deles. Os integrantes tampouco tinham laços familiares entre si. O baixista Dee Dee inspirou-se no pseudônimo Paul Ramon, usado por Paul McCartney na época dos Beatles para despistar os fãs, e sugeriu que todos adotassem “Ramone” como sobrenome artístico.

2. Em seus 22 anos de carreira, os Ramones fizeram 2.263 shows e nunca entraram em hiato nesse período.

3. O álbum de estreia, homônimo, de 1976, foi certificado como disco de ouro apenas 38 anos após seu lançamento. Ele e a coletânea Ramones Mania, de 1988, são os únicos trabalhos do grupo com essa certificação nos Estados Unidos.

4. Em 1993, eles apareceram cantando “Parabéns a Você” para o Sr. Burns no episódio “Rosebud”, dos Simpsons. Ao final da canção, C.J. Ramone exclamou a famosa frase “Go to hell, ya old bastard” ao personagem.

5. Tony Bongiovi, produtor do segundo e terceiro discos da banda (Leave Home e Rocket to Russia) é primo de segundo grau de Jon Bon Jovi.

6. De acordo com o vocalista Joey, a letra da música “The KKK Took My Baby Away”, terceira do álbum Pleasant Dreams, de 1981, foi escrita a respeito de Johnny, acusado de roubar sua então namorada, Linda, que viria a se tornar esposa do guitarrista. O incidente causou um desentendimento entre os dois músicos que durou até o fim da banda, em 1996.

7. Apesar de ter deixado os Ramones em 1989, Dee Dee continuou a escrever para o grupo. Ele é o coautor de 3 músicas (“Poison Heart”, “Main Man” e “Strength To Endure”), presentes no disco Mondo Bizarro, de 1992, e de seis canções que fazem parte de ¡Adiós Amigos!, de 1995 (“Makin Monsters for My Friends”, “It’s Not for Me to Know”, “The Crusher”, “Take the Pain Away”, “Cretin Family”, e “Born to Die in Berlin”, que conta, inclusive, com a participação de Dee Dee nos vocais).

8. A famosa logo dos Ramones foi criada pelo artista nova-iorquino Arturo Vega, em parceria com os integrantes. Vega era um amigo de longa data que permitiu que Joey e Dee Dee se mudassem para seu apartamento. Arturo Vega produzia as camisetas, que eram a maior fonte de renda do grupo, com imagens em preto e branco baseadas em um auto-retrato de uma fivela de cinto com uma águia, que aparece na contracapa do primeiro álbum da banda. Após uma viagem a Washington, capital dos Estados Unidos, Vega inspirou-se para criar o emblema.

9. Joey era fã de Green Day e Offspring. Ambas citam os Ramones como uma de suas principais influências musicais.

10. “Sheena Is a Punk Rocker”, sexta música de Rocket To Russia, era, na verdade, uma sobra do disco anterior, Leave Home. A música substituiu “Carbona Not Glue” nas edições norte-americanas do disco para evitar possíveis ações judiciais da fábrica de solventes Carbona.

Siga o TMDQA! no Twitter e receba todas as nossas atualizações em primeira mão!

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!