A banda californiana NOFX foi fundada nos anos 80 e ao final dos anos 90 já estava consolidada como um dos nomes mais importantes do revival do punk rock/hardcore da década que invadiu o mainstream com nomes como Green Day, Rancid e The Offspring.

O NOFX, inclusive, teve papel fundamental na explosão do gênero, mas sempre defendendo os ideais de que nunca “se venderia”, permaneceu em gravadoras independentes durante toda a carreira, mesmo após diversas ofertas de grandes selos que queriam lançar mais um nome de um estilo que estava dando tão certo.

Em 1999 o grupo já colhia há algum tempo os frutos de discos como Punk In Drublic (1994) e So Long And Thanks For All The Shoes (1997), dois dos álbuns favoritos dos seus fãs.

Foi nessa época que a banda decidiu embarcar na viagem mais arriscada da carreira até então, o EP The Decline.

 

The Decline

Gravado em Junho de 1999, The Decline foi produzido pelo baixista e vocalista da banda, Fat Mike, e Ryan Greene, que além de ter trabalhado com a própria banda também tem seu nome relacionado a artistas como Alice Cooper, Megadeth e Jay-Z.

O grande diferencial da canção é que ela tem 18 minutos de duração, e foi lançada como faixa única em CD e Lado A da versão em vinil, que tinha uma demo de Clams Have Feelings Too, canção que seria lançada no disco Pump Up The Valuum um ano depois.

Até então o NOFX era conhecido por sons rápidos e normalmente curtos, sendo que algumas das músicas tinham menos de um minuto, e embarcar em uma espécie de “ópera rock” foi uma novidade não apenas para o grupo como para seus fãs, o público e a crítica.

 

Gravação

De acordo com a banda, a gravação do EP foi “um pesadelo”. Foram necessárias três passagens pelo estúdio e quatro tentativas de mixagem e masterização.

Ao final do processo, Fat Mike disse que ficou “muito feliz por ter feito isso, mas não faria novamente.”

Com suas diversas partes a música não traz nenhum elemento novo à sonoridade da banda, deixando a inovação por parte da sua estrutura. Alternando entre momentos rápidos, pausas, intervalos com a criação de ambientes e panos de fundo para a letra, The Decline conseguiu o difícil resultado de, mesmo tendo 18 minutos, soar como uma canção que passa rapidamente.

Isso se deve ao fato de que a banda conseguiu construir a música de uma maneira interessante que prende a atenção do ouvinte do início ao fim, tanto pelo instrumental quanto pelas críticas feitas com a letra.

 

Letras

Em The Decline Fat Mike faz o que já havia feito em outros discos do NOFX, mas aqui de uma forma coesa e mais aguda.

O músico critica a sociedade americana, o uso de armas, a religião, o uso de remédios controlados e como tudo isso molda a política dos Estados Unidos. A música chega a fazer um trocadilho com “United States” e “United Stagnation”.

Além disso, também fala sobre como os americanos amam as suas armas e têm temor de Deus, temor de mudança e temor da verdade.

O tema central é o declínio do país de origem da banda e não faltam mensagens diretas para os que governam os EUA.

Ao Vivo

Se no passado a banda não era muito fã de tocar a canção e chegou até a sacanear alguns públicos tocando só a sua introdução, isso mudou de figura.

O NOFX está em turnê pelo Brasil e em diversas apresentações das últimas turnês tem tocado o som na íntegra, do início ao fim, no meio do set.

No Riot Fest de 2014, em Chicago, a banda chegou inclusive a tocar o disco Punk In Drublic na íntegra e ainda colocar The Decline no set.

No Rio de Janeiro o som já rolou, e possivelmente também vai aparecer nas outras datas, então aproveite!

The Decline foi lançado no dia 23 de Novembro de 1999, há 16 anos.

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!