Categories: NacionaisNotícias

Lançamentos Nacionais: Chá de Gim, Camões, Mindgarden, Nobat, Fire Clocks

Chá de Gim

Mostramos por aqui alguns singles lançados pela banda goiana Chá de Gim, como prévia do disco de estreia do grupo. Recentemente o quarteto liberou para audição o disco completo, intitulado Comunhão.

São oito faixas no total, sendo que a maioria já apareceu em shows da banda e mostra as diversas abordagens do grupo para letra e instrumental.

Advertising
Advertising

Ouça:

Camões

O carioca Paulo Camões lançou recentemente um novo EP , intitulado Anilina, com 4 faixas inéditas. O disco traz pela primeira vez o cantor e compositor na posição de produtor e conta com participações das cantoras Luiza Nigri e Amber Waltz.

A ideia do disco é construir o EP como uma viagem para o ouvinte, tornando o ritmo e as vozes em uma expansão do universo e das histórias que estão sendo contadas por meio das canções. Com batidas eletrônicas mescladas ao ritmo da música brasileira, Camões consegue uma sonoridade única e curiosa.

Ouça:

Mindgarden

A banda Mindgarden é de Caxias do Sul e recentemente o grupo divulgou seu segundo álbum, intitulado Cellophane. A sonoridade da banda mistura diversas referências musicais, como o rock alternativo, a psicodelia, o post-rock e o stoner rock.

O álbum essencialmente trata de questões existenciais e do cotidiano, trazendo também algumas críticas à sociedade contemporânea. A capa do disco, que foi criada por Leo Lucena, ilustrador e artista gráfico (e membro das bandas Catavento e Descartes) também apresenta um conceito interessante. A imagem simboliza “uma montanha que é atingida por uma energia que vem de cima e, ao mesmo tempo, emana sua própria energia”. A arte foi criada de modo incomum: foi feita uma colagem com celofane transparente, fita adesiva e filtros.

Ouça:

Nobat

O mineiro Nobat divulgou recentemente seu novo trabalho, o disco O Novato, que carrega boas doses de experimentalismo, em um formato sonoro que beira a melancolia com composições densas e interessantes.

Para a produção deste disco o artista resolveu criar os arranjos sozinho a partir de um software de programações eletrônicas, imprimindo um raciocínio de fato eletrônico às canções, ainda que elas tenham sido gravadas inteiramente acústicas. O disco contou com a participação especial de diversos artistas, entre eles Helio Flanders, Tata Aeroplano, Julia Branco, Tiago Eiras, Nara Torres, Fernando de S[a e vários outros.

Ouça:

Fire Clocks

O duo Fire Clocks é de Mossoró e apostando em uma sonoridade crua, utilizando guitarra, baterias e vocais (e em uma faixa específica do último lançamento, uma gaita), os garotos conseguem ter como resultado composições que permeiam momentos pesados e outros dançantes, com um som bem preenchido. Recentemente a dupla lançou um EP com 5 faixas inéditas, intitulado Liberte.

Ouça:

Published by
Fernanda Meireles