Ontem à noite o Eagles Of Death Metal acabou se tornando o centro das atenções de uma série de ataques terroristas em Paris.

Foi durante um show da banda americana na tradicional casa Le Bataclan que terroristas do grupo Estado Islâmico invadiram o local e passaram quase duas horas com reféns lá dentro, atirando seus rifles e matando pelo menos 118 pessoas.

Ainda sem informações oficiais, relatos dão conta de que os integrantes do grupo escaparam, mas ainda não se tem certeza a respeito dos membros da equipe técnica, sendo que há boatos de que um deles teria morrido.

Mas quem é o Eagles Of Death Metal?

Para começar, de “death metal”, o pesado subgênero do rock, o EODM não tem nada, e é aí que você já consegue começar a ter uma ideia da principal característica do grupo: a diversão.

Formada por Jesse Hughes e Josh Homme (também do Queens Of The Stone Age, mas que não estava no show), a dupla colocou como prioridades, desde o início de carreira, o rock and roll clássico e as piadas, por isso um nome que já a apresenta logo de cara com uma brincadeira.

Suas origens remetem a Palm Desert, região da Califórnia onde Homme também formou o QOTSA e tocou em bandas que fundaram um influente movimento local chamado de “desert rock”, como o Kyuss.

Além dos nomes dos discos e músicas (ironicamente o álbum de estreia se chama Peace, Love And Death Metal), o visual do grupo sempre foi marcante, fazendo referências aos anos 70, trocadilhos sexuais e estilos como o blues rock.

Seus dois integrantes, inclusive, utilizam apelidos, sendo que Josh Homme é conhecido como “Baby Duck” e Jesse Hughes assume o posto de “Boots Electric”.

Discografia

The Eagles Of Death Metal divulga making of bem-humorado do novo disco - assista

Entre 2004 e 2008 o grupo lançou três discos de estúdio, o já citado acima álbum de estreia, Death By Sexy (2006) e Heart On (2008), sendo que a base de fãs foi crescendo a cada novo lançamento, com o terceiro álbum chegando à posição de número 57 nas paradas dos Estados Unidos, a melhor da carreira do Eagles Of Death Metal.

Em 2015, há um mês, o grupo lançou seu quarto álbum chamado Zipper Down sete anos depois do disco mais recente. Foi inclusive ao falar sobre esse longo período sem músicas que a banda fez uma brincadeira sobre como resolveu voltar para que o mundo voltasse a ter paz, o que acabou se tornando uma infeliz coincidência com os ataques de Paris.

Para divulgar o álbum, Josh Homme e Jesse Hughes fizeram vários vídeos, pra variar, cheios de brincadeiras e piadas, como você pode ver abaixo.

Em tempo, Josh Homme não estava em turnê com a banda quando os ataques aconteceram.

Eagles Of Death Metal

Eagles of Death Metal está em estúdio

Esse tipo de violência, como vimos ontem em Paris, não se justifica por nenhum motivo e deve ser sempre repudiado.

Fãs de música, como nós, estavam se divertindo quando foram mortos ou viram amigos, familiares e pessoas próximas sendo mortas em uma cena que com toda certeza nunca será apagada das memórias de cada um que estava lá. É recorrente, inclusive, o pensamento de que se estivéssemos em Paris ontem à noite, muito provavelmente estaríamos no show.

A triste ironia, aqui, é que o Eagles Of Death Metal é justamente um símbolo da diversão, unindo rock and roll ao espírito cômico de seus integrantes, e sempre excursionou pelo mundo levando seus riffs e suas piadas.

Que todos superem essa terrível tragédia e o grupo seja lembrado sempre pelos seus sons e pelo sorriso na cara de cada fã que ouve os discos da banda ou vai até as apresentações.

A banda é uma das atrações confirmadas do Lollapalooza Brasil 2016, e ainda é muito cedo para saber se há algum tipo de cancelamento da sua presença.

https://www.youtube.com/watch?v=0n9PDoprD2g

 

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!