Los Hermanos no Espaço das Américas 25-10-15
Foto por Marcos Bacon

Resenha por Tiago Paulino

Fotos por Marcos Bacon

Após 3 anos sem se reunir, o grupo Los Hermanos anunciou no final do ano passado uma turnê por 8 cidades e que se encerraria no Rio de Janeiro como parte da comemoração dos 450 anos da cidade. 10 meses depois, com ingressos esgotados em quase todas as datas planejadas e shows extras anunciados em algumas cidades, a banda se apresentou no Espaço das Américas no último dia 25 para a apresentação extra em São Paulo, uma noite após esgotarem os ingressos de sua performance no Anhembi, onde o grupo bateu recorde de público da carreira.
Para a apresentação feita no Espaço das Américas, os ingressos esgotados foram apenas os da ala vip, tanto que a impressão de quem chegou inicialmente era de que o show provavelmente seria feito com bem menos gente do que o suportado pelo local. Porém faltando alguns minutos para o início do show, a coisa se mostrou completamente diferente e, apesar de não haver muita dificuldade para circular entre os bares, guichês de compras e banheiros, a casa já estava bem cheia.
O show começou com pouquíssimos minutos de atraso e, ao longo de pouco mais de duas horas, levou todo o público a cantar com a banda ininterruptamente. “O vencedor” – música escolhida para abertura – foi cantada somente pelo público por toda a sua primeira estrofe e mostrou que apesar do longo tempo sem novas composições da banda, os fãs ainda guardam com amor todos as músicas que, pela média etária dos presentes, pode ter embalado muitos romances da adolescência.
Apesar de alguns problemas com o som (o contrabaixo falhou visivelmente em algumas músicas), a performance da banda – que contou com poucos músicos de apoio – foi intensa e sem nenhum momento explícito de pausa. Camelo e Amarante mais uma vez deram um espetáculo se alternando entre guitarras, contrabaixos e vocais, o que fez o show parecer um ensaio comum de estúdio e mostrou bastante cumplicidade e entrosamento entre todos os músicos ao longo daquele inusitado “revezamento” de instrumentos.

Esse clima de ensaio aberto pareceu trazer ao público ainda mais intimidade com a banda. Todas as 31 músicas do setlist contaram com a participação do público que se alternava entre dançar com a companhia mais próxima e gritar a todo pulmão canções como “Sentimental” e “Último Romance”, além de “Cara Estranho”, que não apareceu nos setlists dos outros shows pelo Brasil até então.
A turnê se encerrou no final de outubro, quando a banda fez shows nos dias 30, 31, 1 e 2 de novembro na Marina da Glória, no Rio de Janeiro, e já deixou os fãs novamente aguardando uma nova reunião da banda, que hoje segue por diferentes projetos e que, como já conhecemos, pode decidir fazer um novo encontro com os fãs a qualquer momento.

Abaixo o setlist da apresentação do dia 25-10:

– O vencedor
– Retrato pra Iaiá
– Além do que se vê
– Todo carnaval tem seu fim
– O vento
– cadê teu suín-?
– Do sétimo andar
– Samba a Dois
– Condicional
– Azedume
– Pois é
– Morena
– Um par
– O velho e o moço
– A outra
– Paquetá
– Sentimental
– Primeiro andar
– Tenha dó
– Onze dias
– Descoberta
– Deixa o verão
– De onde vem a calma
– Conversa de botas batidas
– Último romance
– A flor

Bis
– Adeus você
– Cara estranho
– Anna Júlia
– Quem sabe
– Pierrot

OUÇA AGORA MESMO A PLAYLIST TMDQA! ALTERNATIVO

Clássicos, lançamentos, Indie, Punk, Metal e muito mais: ouça agora mesmo a Playlist TMDQA! Alternativo e siga o TMDQA! no Spotify!